fbpx
19/09/2024
  • 10:46 Prefeitura de Manaus celebra contrato milionário com empresa que fez pagamentos à sogra do prefeito
  • 10:43 Urgente: Câmara de Manaus instaura CPI dos contratos milionários e CPI dos desvios da Semcom
  • 10:39 Roberto Cidade avança para o segundo turno com 21,7% das intenções de voto, revela pesquisa
  • 10:31 Governador Wilson Lima firma contrato para construção de residencial do programa Amazonas Meu Lar em Petrópolis
  • 11:01 Governador Wilson Lima distribui títulos definitivos a comunidades rurais de Parintins
Foto: divulgação

Em Manaus (AM), a Prefeitura implementou, desde maio deste ano, uma inovadora estratégia para enfrentar o desafio da poluição fluvial, através da instalação de ecobarreiras nos igarapés. Esta iniciativa pioneira já demonstrou resultados expressivos, retendo 60 toneladas de detritos em apenas um mês, graças ao emprego eficaz de apenas três dessas barreiras. Vislumbra-se um avanço considerável na expansão deste projeto para todos os 33 igarapés da metrópole, o que pode resultar na diminuição de até 80% do volume de lixo coletado a cada mês – uma quantidade alarmante que hoje flutua entre 500 e 700 toneladas.

Em um inesperado acontecimento na manhã desta terça-feira (16), o prefeito David Almeida deparou-se com o furto de uma das preeminentes ecobarreiras no igarapé São Francisco. Esse ato ilícito permitiu que a poluição dispersasse novamente pelas águas, ameaçando todo o esforço dedicado à conservação ambiental.

Durante um diálogo esclarecedor com a equipe do Portal Tucumã, o prefeito Almeida partilhou sua indignação e determinação: “É um ato de devastação ambiental, uma afronta aos nossos esforços incessantes para a preservação ambiental nesta cidade, onde nunca se viu um empenho tão grande quanto o nosso nas instalações das ecoarreiras para conter o lixo antes de alcançar o Rio Negro,” afirmou ele, enfatizando a localização estratégica de uma das barreiras, nas proximidades da escola da Polícia Militar, na área da Cachoeirinha em Petrópolis.

Almeida solicitou, com urgência, o apoio da comunidade para identificar os responsáveis, apelando para que contatem o serviço municipal de defesa e segurança pública através do número 153. “É crucial a participação de todos para que possamos localizar tanto os autores do furto quanto aqueles que se beneficiam destes atos ilícitos”.

Ele também destacou a relevância comercial do alumínio, material utilizado nas ecobarreiras, como potencial motivo para o furto, reiterando o compromisso da prefeitura em perseguir e penalizar os envolvidos: “Se acham que tal ato ficará impune, estão tremendamente enganados. Estamos determinados a conferir a gravidade que merece, buscando incansavelmente pelos infratores”.

Este ato representa não apenas uma perda material, mas também um retrocesso nos esforços de conservação e na luta contra a poluição. Para mais informações e atualizações, a Prefeitura de Manaus convida a comunidade a se manter informada e participativa.

Mantenha-se informado sobre as iniciativas locais de preservação ambiental e outros acontecimentos relevantes, acessando diretamente as notícias do Portal Tucumã através do link fornecido: https://cutt.ly/96sGWrb

Fonte: https://portaltucuma.com.br/ecobarreiras-sao-furtadas-por-criminosos-em-manaus-gc25/

Redação 2

RELATED ARTICLES