fbpx
22/11/2024
  • 08:44 Caixa realiza pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 4
  • 08:41 Motorista perde controle de veículo e capota cinco vezes na Avenida Brasil; confira
  • 08:37 Conflito na Compensa: jovem é forçado a ajoelhar e é executado em viela fatal
  • 08:33 Confronto por ponto de tráfico resulta em homicídio a facadas na Praça 14; confira
  • 10:21 Tráfego na Avenida Mário Ypiranga Monteiro será liberado nesta segunda-feira à tarde (18)

Manaus – A Unidade de Saúde da Família (USF) Balbina Mestrinho e o Laboratório Distrital Norte Professor Manoel Bastos Lira, situados na rua Major Silvério J. Nery, número 170, núcleo 3, no bairro Cidade Nova, zona Norte, foram inaugurados pela Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta quarta-feira, 14/8, após passarem por extensas reformas e revitalizações. Esta ação reforça o compromisso da administração municipal em expandir o acesso da população aos serviços de atenção primária à saúde.

Durante a cerimônia de inauguração, o vice-prefeito e secretário chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, destacou que a USF, agora em funcionamento, aumenta o número de unidades de saúde entregues na capital.

“Chegamos ao número de 80 unidades básicas de saúde revitalizadas, reformadas ou construídas em Manaus. Isso faz com que o próprio Ministério da Saúde reconheça a atenção básica da nossa cidade como a melhor do Brasil por várias vezes consecutivas. Nós vamos atender nesta área da cidade, em média, 650 mil pessoas, que fazem parte do distrito norte, e por intermédio do laboratório podemos chegar a quase dois milhões de exames por ano, isso mostra e ratifica o compromisso da gestão com a área da saúde, que até o fim do ano realizará mais 29 entregas”, afirmou Rotta.

A USF funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h, sendo referência para 30 mil usuários da região, com capacidade de realizar até 35.640 atendimentos mensais.

A unidade oferece uma ampla gama de serviços, incluindo consultas médicas gerais, de enfermagem e odontológicas, planejamento reprodutivo, pré-natal para gestantes e seus parceiros, atenção à saúde de crianças, adolescentes, adultos e idosos, imunização, controle e monitoramento de hipertensão e diabetes, dispensação de medicamentos, acompanhamento de bebês de risco, programas de tuberculose e hanseníase, além de acompanhamento das condicionalidades de saúde de programas sociais.

Para Maria Alice, servidora há 12 anos na USF Balbina, a reforma trouxe melhorias substanciais nos serviços prestados. “Assim, a gente melhora o suporte médico à comunidade, disponibilizando atendimento médico, odontológico, serviço de enfermagem, qualificado, e nós temos também um laboratório que é anexo do Balbina. Tudo isso potencializa a nossa assistência, tendo em vista que a reforma melhorou as salas de atendimento, equipamentos e toda a estrutura”, observou a técnica.

O local também realiza exames preventivos do câncer do colo do útero, teste do pezinho, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites, teste de gravidez e exames de imagem como ultrassonografia, raio X e eletrocardiograma.

Contando com seis equipes de Saúde da Família, seis de Saúde Bucal e duas de Atenção Primária, o estabelecimento é composto por médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal, agentes comunitários e pessoal administrativo, todos dedicados a fornecer serviços de alta qualidade e promover a saúde da população.

Nazaré Otsuka, moradora do bairro Cidade Nova, comemorou as mudanças: “Está maravilhoso, modificaram muita coisa, agora sim está notável. A farmácia está modificada, o atendimento, tudo está muito bonito. Eu estava muito triste, porque onde não há um posto de saúde de qualidade perto de casa, é difícil. Mas, graças a Deus, a prefeitura fez a reforma para nós”.

Laboratório

A reforma do Laboratório Distrital Norte Professor Manoel Bastos Lira incluiu a ampliação da área construída, que passou de 200 para aproximadamente 350 metros quadrados, oferecendo mais conforto aos servidores e usuários.

Atendendo preferencialmente dez bairros do Distrito de Saúde Norte de Manaus, que abarcam cerca de 650 mil habitantes, o laboratório possui 14 postos de coleta fixos, 18 itinerantes na área urbana e oito em zonas rurais, totalizando 40 postos de coleta. Esta estrutura permite ao laboratório realizar aproximadamente 1,8 milhão de exames anualmente.

O laboratório realiza 94 tipos de exames, incluindo análises bioquímicas, hematológicas, imunológicas, sorológicas, parasitológicas, bacteriológicas e urina. O processo é totalmente automatizado, utilizando equipamentos de última geração, garantindo alta eficiência.

Um sistema moderno de software permite a comunicação ágil e segura entre o laboratório e seus postos de coleta, facilitando o processamento de amostras e a liberação de resultados, que podem ser acessados pelos usuários através do serviço Labonline (https://labonline.manaus.am.gov.br/).

O Laboratório Distrital Norte participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade, gerenciado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica.

Com informações da Assessoria.

Fonte: https://cm7brasil.com/amazonas/manaus/prefeitura-de-manaus-amplia-atendimento-de-saude-com-entrega-de-ubs-e-laboratorio-revitalizados-na-zona-norte/

Redação 2

RELATED ARTICLES