fbpx
15/04/2025
  • 08:11 Proposta de Legislação visa tornar crime usar celular na cabine eleitoral
  • 08:01 Amazonas sem registro de morte no informe de Vírus Respiratórios, anuncia FVS
  • 08:20 Saullo Vianna visita agricultores do Ramal do Uberê e anuncia ação pioneira de cidadania na área rural
  • 08:10 Urgente: Polícia Federal deflagra operação e prende idoso na zona Leste de Manaus; assista aos vídeos
  • 08:00 Trump recusa isenção e indica nova tarifa sobre eletrônicos e semicondutores

A bandeira tarifária referente ao mês de dezembro será verde, sem custo adicional na conta de luz. Conforme comunicado da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), essa alteração foi viabilizada pela “melhoria expressiva nas condições de geração de energia” no Brasil.

A Aneel explica: “Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso beneficiou a geração de energia hidrelétrica, que possui um custo de geração inferior ao das fontes termelétricas, acionadas com mais frequência quando os níveis dos reservatórios estão baixos”.

Neste ano, a escassez de chuvas levou a Aneel a adotar a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro e a vermelha patamar 2 em outubro. Já em novembro, foi implementada a bandeira tarifária amarela, com uma cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia terá um custo mais alto ou baixo, dependendo das condições de geração. A bandeira vermelha representa o custo mais elevado, enquanto a verde não apresenta custo adicional.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/conta-de-energia-nao-tera-cobranca-extra-em-dezembro/

Redação 2

RELATED ARTICLES