fbpx
22/11/2024
  • 08:44 Caixa realiza pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 4
  • 08:41 Motorista perde controle de veículo e capota cinco vezes na Avenida Brasil; confira
  • 08:37 Conflito na Compensa: jovem é forçado a ajoelhar e é executado em viela fatal
  • 08:33 Confronto por ponto de tráfico resulta em homicídio a facadas na Praça 14; confira
  • 10:21 Tráfego na Avenida Mário Ypiranga Monteiro será liberado nesta segunda-feira à tarde (18)
Manaus é encoberta novamente por fumaça. — Foto: Pedro Dias/Rede Amazônica

Manaus enfrenta grave crise ambiental com qualidade do ar péssima e fumaça encobrindo a cidade

Nesta quinta-feira (2), feriado de Dia dos Finados, Manaus foi novamente invadida pela fumaça das queimadas, resultando em uma qualidade do ar considerada péssima. De acordo com o sistema “Selva”, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a capital amazonense vive uma grave crise ambiental, agravada não só pelas queimadas, mas também pela seca histórica que assola a região.

Durante todo o mês de outubro, os moradores de Manaus sofreram com os efeitos da fumaça que tomou conta da cidade. Segundo o Ibama e a Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), as queimadas na Região Metropolitana da capital e no Pará foram as responsáveis por esse fenômeno.

Nesta quinta-feira, o odor das queimadas voltou a ser sentido em alguns pontos da cidade, deixando a qualidade do ar ainda mais comprometida.

Com base nos dados da plataforma Selva, que monitora a poluição do ar na capital, foi constatado que a qualidade do ar está péssima nas zonas Leste e Sul de Manaus, principalmente nos bairros Zumbi dos Palmares e Morro da Liberdade. A poluição chegou a ultrapassar os limites estabelecidos pela escala que mede a concentração de partículas por metro cúbico.

Já nas zonas Centro-Sul e no Centro de Manaus, a qualidade do ar é considerada muito ruim.

Mas por que essa fumaça não some?

O Ibama divulgou uma explicação para o fato da fumaça persistir sobre a cidade. Segundo o órgão, ela é transportada de um local para o outro por massas de ar, o que impede sua dissipação rápida e afeta a visibilidade e a qualidade do ar.

Um alerta emitido pela Sema na última segunda-feira (30) indica que Manaus ainda terá que conviver com o céu encoberto. A secretaria afirmou que, devido à falta de chuvas que estão abaixo da média para o período, a massa de calor continuará interferindo na qualidade do ar nos próximos dias. Isso ocorre porque as partículas de fumaça encontram dificuldade em se dispersar em condições climáticas desfavoráveis, explicou.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/02/qualidade-do-ar-e-considerada-pessima-e-fumaca-volta-a-encobrir-manaus-durante-o-feriado-de-dia-dos-finados.ghtml

redacao

RELATED ARTICLES