fbpx
24/11/2024
  • 08:44 Caixa realiza pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 4
  • 08:41 Motorista perde controle de veículo e capota cinco vezes na Avenida Brasil; confira
  • 08:37 Conflito na Compensa: jovem é forçado a ajoelhar e é executado em viela fatal
  • 08:33 Confronto por ponto de tráfico resulta em homicídio a facadas na Praça 14; confira
  • 10:21 Tráfego na Avenida Mário Ypiranga Monteiro será liberado nesta segunda-feira à tarde (18)
Reuniões devem ocorrer nos meses de março, junho, setembro e novembro do próximo ano. — Foto: William Duarte/Rede Amazônica

Manaus será palco de oito importantes reuniões técnicas em preparação para o G20, que acontecerá em 2024 no Rio de Janeiro. O Brasil assumirá a presidência rotativa do grupo em dezembro deste ano, sucedendo a Índia.

O G20 é uma organização que reúne ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais de 19 países, além da União Europeia. Juntos, esses países representam aproximadamente 80% da economia global.

Embora as datas das reuniões em Manaus ainda não tenham sido divulgadas pelo Governo Federal, espera-se que ocorram nos meses de março, junho, setembro e novembro de 2023.

Neste ano, a Índia sediou o encontro do G20. Em 2022, a cúpula foi realizada em Bali, na Indonésia, e em 2021, em Roma, na Itália. No encerramento deste último encontro, foi anunciado que o Brasil seria a sede do evento em 2024, mas não havia sido especificado em qual cidade.

O G20 conta com a participação dos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.

Nos anos 1990, houve uma série de crises econômicas que levaram à criação do G20 em 1999. O objetivo era reunir os líderes para discutir os desafios econômicos, políticos e de saúde. Na época, a globalização e a necessidade de proximidade entre os países para resolver problemas eram temas bastante discutidos. O G20, na verdade, é uma extensão do G7, grupo formado por países democráticos e industrializados.

O primeiro encontro entre os líderes dos países aconteceu em 2008. Após dois dias de discussões, o grupo publica um comunicado, que não tem caráter obrigatório para ser incorporado à legislação de cada país. Além disso, os encontros bilaterais também desempenham um papel importante dentro desse evento de proporções internacionais.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/20/manaus-vai-sediar-reunioes-tecnicas-do-g20.ghtml

redacao

RELATED ARTICLES