fbpx
22/08/2024
  • 10:50 “Sentou a var4”: fazendeiro expulsa invasores de terra e ladrões de gado; confira vídeo
  • 10:49 Presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, condecora com medalhas do Colar do Mérito de Contas
  • 10:47 ‘Grande Aulão de K-pop’ atrai entusiastas da cultura sul-coreana na Zona Leste de Manaus
  • 10:44 Greve do Sindflu falha e operações de trabalhadores fluviais do Amazonas seguem normais
  • 10:27 Juiz Taketomi é inocentado de duas representações que respondia no CNJ e na Corregedoria do Tjam e afirma que irá provar sua inocência em nova ação
Foto: divulgação

Amazonas & # 8211; Recentemente, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) tem enfrentado um decréscimo significativo no volume de doações de sangue. Isso resultou em um cenário preocupante, com os estoques de O+ e O- chegando a estado crítico.

Assim, a entidade emite um apelo urgente aos doadores para que se apresentem na Fundação para contribuir. Os níveis de O+ e O- encontram-se em torno de 10% do necessário para manter a regularidade dos suprimentos.

Na última quinta-feira, O Hemoam contabilizava escassos 30 pacotes de sangue do tipo O disponíveis em depósito. O início do ano vem apresentando um salto no número de inaptidões, devido à prevalência de doenças sazonais do período, incluindo gripes e até mesmo a dengue e covid-19, afetando significantemente as doações.

A situação crítica do suprimento representa um risco para procedimentos de transfusão na rede de saúde pública e privada. Isso pode prejudicar a efetivação de procedimentos como cirurgias e transfusões necessárias à pacientes com doenças crônicas e câncer, além de vítimas de acidentes.

Respecto aos requisitos, para tornar-se um doador, é suficiente estar em boa saúde, ter idade entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Para jovens entre 16 e 17 anos, a doação é permitida somente se acompanhados pelo responsável ou representante legal. É fundamental também estar bem alimentado e apresentar um documento oficial de identidade com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).

Finalmente, vale lembrar que o Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h e está localizado na avenida Constantino Nery, nº 4397, no bairro Chapada.

Fonte: https://cm7brasil.com/amazonas/estoque-de-sangue-esta-baixo-e-hemoam-convoca-doadores-do-tipo-o/

redacao

RELATED ARTICLES