fbpx
22/08/2024
  • 10:50 “Sentou a var4”: fazendeiro expulsa invasores de terra e ladrões de gado; confira vídeo
  • 10:49 Presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, condecora com medalhas do Colar do Mérito de Contas
  • 10:47 ‘Grande Aulão de K-pop’ atrai entusiastas da cultura sul-coreana na Zona Leste de Manaus
  • 10:44 Greve do Sindflu falha e operações de trabalhadores fluviais do Amazonas seguem normais
  • 10:27 Juiz Taketomi é inocentado de duas representações que respondia no CNJ e na Corregedoria do Tjam e afirma que irá provar sua inocência em nova ação
Foto: divulgação

No âmbito de um Brasil acolhedor, é primordial que migrantes e refugiados estejam com seus documentos em dia, a fim de assegurar plenamente seus direitos enquanto residem no país. Em resposta ao crescente fluxo dessas pessoas no estado, o Governo do Amazonas tomou a iniciativa de estender os serviços de um mutirão de cidadania até 31 de julho. Esse evento ocorre no Centro de Convenções Vasco Vasques, situado na avenida Constantino Nery, 5001, Flores, na zona centro-sul de Manaus.

Essencialmente, esta força-tarefa mobiliza entidades como a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a Polícia Federal, a Receita Federal e agências da ONU. Eles se propõem a oferecer uma gama de serviços cruciais ao público, entre eles a emissão e prorrogação de protocolos de residência e refúgio, emissão do CPF, solicitação e retirada da 2ª via do Registro Nacional Migratório (RNM), além de promover um espaço infantil repleto de atividades educativas direcionadas a crianças e adolescentes.

Planejados para funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, os atendimentos visam realizar aproximadamente 2 mil atendimentos diários, sem que haja a necessidade de agendar previamente.

Jussara Pedrosa, a secretária titular da Sejusc, expressou que a extensão dos serviços tem como finalidade atender adequadamente a demanda de estrangeiros no estado. “Após observarmos o expressivo número de atendimentos nos primeiros dias, tomamos a decisão de estender o prazo, garantindo assim que todos possam ter seus documentos regularizados satisfatoriamente,” declarou ela.

Além disso, Jussara enfatizou a facilidade do processo. “Os indivíduos são submetidos a uma triagem inicial para a organização das filas, direcionando-os em seguida aos respectivos serviços,” pontuou a secretária, ressaltando a dispensa de um agendamento prévio.

Este mutirão representa uma oportunidade singular para migrantes e refugiados obterem seus documentos até sábado, em Manaus, assegurando assim sua permanência legal e o acesso a direitos fundamentais no Brasil.

Para mais informações, fique atento às atualizações e não perca a chance de estar bem informado com as notícias do Portal Tucumã, através do Telegram: [Clique aqui para acessar](https://t.me/portaltucuma).

Redação 2

RELATED ARTICLES