Barroso diz que impeachment de Dilma foi político, e não por causa das ‘pedaladas’
Redação 2 05/02/2022 0 COMMENTS
Brasília, DF – Em um artigo para a revista do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF,) afirmou que a causa do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi por conta de falta de apoio político. Segundo ele, a justificativa de “pedaladas fiscais” não foi o motivo real para o afastamento dela do cargo.
“A justificativa formal foram as denominadas ‘pedaladas fiscais’ — violação de normas orçamentárias —, embora o motivo real tenha sido a perda de sustentação política”, destacou Barroso. O artigo faz parte da edição de estreia da revista, que será lançada no próximo dia 10.
O ministro ainda comentou a atuação do ex-ministro Michel Temer, que sucedeu a petista. “Assumiu o cargo até a conclusão do mandato, tendo procurado implementar uma agenda liberal, cujo êxito foi abalado por sucessivas acusações de corrupção. Em duas oportunidades, a Câmara dos Deputados impediu a instauração de ações penais contra o presidente”, relembrou.
Mesmo afirmando que o afastamento da ex-presidente ocorreu por motivos políticos, ele já havia dito que não via inconstitucionalidade no impeachment de Dilma. Conforme disse Barroso, do ponto de vista jurídico, não há golpe “porque se cumpriu a Constituição”.
RELATED ARTICLES
Posts recentes
- Exclusivo: assessor de magistrado grava vídeo e revela temor de assassinato; confira
- Juízes do Amazonas são removidos por aprovarem pagamento que resultou em prejuízo de R$ 150 milhões à Eletrobrás
- Bolsonaro comenta a jornalistas e afirma ter “zero preocupação” com acusação de Golpe da PGR; assista ao vídeo
- Termina nesta quarta-feira (19/2) prazo para o partido Novo recorrer contra eleição de Roberto Cidade na Aleam
- Frentista assassinado em posto na Ponta Negra era parente de traficante acusado de decapitações