fbpx
11/01/2025
  • 16:49 Roberto Cidade faz alerta para pesquisa que mostra que Manaus é a capital que mais perdeu vegetação em 20 anos
  • 16:38 Jurista Ives Gandra e Dr. Rafael Camara Medeiros Parente publicam artigo: “Não existe direto adquirido ao Aborto ‘Legal’; veja
  • 16:30 Após indireta de Zuckerberg, Moraes diz que redes sociais só continuarão a operar no Brasil se seguirem legislação
  • 16:22 STF garante liberdade de imprensa e diz não à censura contra o Portal CM7 Brasil
  • 16:13 Ministro do STF, Edson Fachin, defende a liberdade de imprensa e suspende censura contra o Portal e TV CM7 Brasil

Na próxima quinta-feira, dia 21, o Instituto Sauim-de-coleira (ISC) organiza um importante seminário no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), onde especialistas e membros da comunidade se reunirão das 8h às 11h para debater a conservação do sauim-de-coleira. Este primata, o emblema da cidade de Manaus, enfrenta risco de extinção crítico, estando entre os 25 primatas mais ameaçados do mundo.

O evento destacará a presença de renomados especialistas, como o professor Dr. Marcelo Gordo, da UFAM, coordenador do Projeto Sauim-de-coleira, que discutirá o “Cenário de conservação do sauim-de-coleira” a partir das 9h25. A Dra. Ana Luisa Albernaz, do MPEG, apresentará um estudo inédito sobre as “Áreas prioritárias para a conservação do sauim-de-coleira”.

Representantes de organizações ambientais e instituições de pesquisa também participarão do seminário. Segundo Maurício Noronha, presidente do ISC, o evento visa promover uma discussão participativa sobre estratégias e soluções para o desafio da conservação do sauim-de-coleira.

O estudo conduzido pelo ISC, em colaboração com diversas instituições e financiado pela Re:wild, busca identificar áreas prioritárias dentro da distribuição geográfica de 8.000 km² da espécie. Os resultados orientarão políticas públicas e o Plano de Ação Nacional para a Conservação do Sauim-de-coleira.

O sauim-de-coleira, restrito ao Amazonas, sofre principalmente com a destruição de seu habitat, resultado do avanço urbano e rural. A fragmentação desses habitats e a hibridização com o sauim-da-mão-dourada são ameaças adicionais.

Com o instituto visando a implantação de áreas protegidas e programas educativos, o estudo é crucial para preservar o sauim-de-coleira, que simboliza a importância de um ambiente sustentável para a qualidade de vida de todos.

O ISC, uma organização sem fins lucrativos, dedica-se a ações de pesquisa e política em prol da preservação do sauim-de-coleira e de seu habitat, promovendo um equilíbrio entre prosperidade econômica e justiça social na Amazônia.

**SERVIÇO**

– **Seminário:** “Identificação de áreas prioritárias para a conservação do sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) no estado do Amazonas”
– **Data:** 21/11/2024 (quinta-feira)
– **Horário:** 8h às 11h
– **Local:** Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA (Bosque da Ciência), Avenida Bem Te Vi, s/n – Petrópolis

![Imagem do evento](http://oamazonense.com/wp-content/uploads/2024/11/WhatsApp-Image-2024-11-18-at-11.19.47-450×600.jpeg)

**Fotos:** Divulgação

Fonte: https://oamazonense.com/cientistas-gestores-e-sociedade-se-reunem-em-manaus-para-debater-os-desafios-e-solucoes-para-a-conservacao-do-sauim-de-coleira/

Redação 2

RELATED ARTICLES