fbpx
10/01/2025
  • 16:49 Roberto Cidade faz alerta para pesquisa que mostra que Manaus é a capital que mais perdeu vegetação em 20 anos
  • 16:38 Jurista Ives Gandra e Dr. Rafael Camara Medeiros Parente publicam artigo: “Não existe direto adquirido ao Aborto ‘Legal’; veja
  • 16:30 Após indireta de Zuckerberg, Moraes diz que redes sociais só continuarão a operar no Brasil se seguirem legislação
  • 16:22 STF garante liberdade de imprensa e diz não à censura contra o Portal CM7 Brasil
  • 16:13 Ministro do STF, Edson Fachin, defende a liberdade de imprensa e suspende censura contra o Portal e TV CM7 Brasil

MANAUS, AM – Criado para agilizar transferência de renda para populações vulneráveis durante a pandemia do coronavírus, o programa Auxílio Manauara, da Prefeitura de Manaus, acaba oficialmente na próxima segunda-feira (31). O dia marca o pagamento do auxílio para pessoas nascidas nos meses de novembro e dezembro.

Cerca de 40 mil famílias foram atendidas pelo programa, que não consta da previsão orçamentária da Prefeitura de Manaus para o ano de 2022. Neste ano, os cofres municipais vão dispor de cerca de R$ 7 bilhões, entre emendas parlamentares, projetos, e outros. O auxílio não entrou nesta soma, mas em 2021, a prefeitura gastou um total de R$ 96,492 milhões, só até o mês de dezembro, com o pagamento do auxílio. Os dados de janeiro não estão disponíveis.

Em novembro, durante coletiva de imprensa, o prefeito David Almeida (Avante) disse que o auxílio “não é competência da prefeitura”, e que segundo ele, mesmo em um período de cheia e ainda sem perspectivas para saída da pandemia da covid-19, o programa é de prioridade federal ou estadual.

“Não, não existe. O auxílio foi emergencial, não existe auxílio permanente, o auxílio permanente é do Estado e do governo federal, da prefeitura, permanente não. Nós temos o Auxílio Manauara, o auxílio mais longevo das prefeituras do Brasil, e nós já estamos na nona parcela e deve ir até janeiro”, disse ao Amazonas1.

Crítico e integrante da oposição a David, o vereador Amom Mandel (União Brasil) decidiu fazer uma enquete nas suas redes sociais nesta terça-feira (25) sobre a prorrogação do programa. O resultado, claro, foi extremamente favorável ao programa. O parlamentar cobrou da prefeitura uma resposta sobre o impacto real do programa na vida dos manauaras.

“Estamos chegando ao pagamento final e não houve a liberação de informações mais detalhadas sobre o impacto real nem sobre a prorrogação do programa. Estou cobrando ambos”, salientou o parlamentar.

Redação 2

RELATED ARTICLES