Eleições 2022: Bolsonaro e Wilson Lima lideram intenções de votos no Amazonas; diz nova pesquisa
Redação 2 04/08/2022 0 COMMENTS
Amazonas – Nova pesquisa realizada no período de 22 a 26 de julho de 2022, aponta o presidente Bolsonaro (PL), e o Governador Wilson Lima (União Brasil), como favoritos na disputa para as eleições 2022 no Amazonas.
Realizada pelo Instituto Iveritas, registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número AM-0897/2022, a pesquisa ouviu 5.611 pessoas presencialmente em Manaus, Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Maués, Parintins, Careiro Castanho, Autazes, Coari e Tefé.
A pesquisa confirma, o Presidente Bolsonaro na liderança com (44,7% a 43,5%); confirmada pela menor rejeição do mesmo(39,9% contra 39,9% do candidato Lula).
Na disputa para o governo do Estado do Amazonas, o candidato a reeleição Wilson Lima, apresenta 33,3 pontos, seguido de Amazonino com 30,8, e Eduardo Braga, em terceiro, com 16,7.
No cenário para o segundo turno, entre os dois primeiros candidatos, o candidato Amazonino Mendes aparece com 42,5 pontos, contra 41,2 de Wilson Lima.
Pesquisa quantitativa que consiste na realização de entrevistas pessoais e presenciais, conduzidas por profissionais treinados, com a aplicação de questionários estruturados a uma amostra representativa da população votante de 16 anos ou mais no Estado do Amazonas.
Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro.
O público pesquisado é composto por eleitores de 16 anos ou mais residentes na zona urbana de Manaus, e mais 11 municípios do Estado do Amazonas, a saber: Autazes, Careiro Castanho, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Tefé.
Para produzir uma amostra representativa desse público-alvo para cada município, utilizamos um desenho amostral por conglomerados que prevê dois estágios.
No primeiro estágio, é realizado um sorteio probabilístico por meio do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho) aos pontos de fluxo a serem visitados pelos entrevistadores, sorteio que tem como base o total de eleitores acima de 16 anos residentes nos setores. Em seguida, são selecionadas as pessoas a serem entrevistadas utilizando-se cotas amostrais para as seguintes variáveis: sexo, idade, renda familiar e escolaridade.
O perfil da amostra, definido pelas cotas previstas, é o seguinte: SEXO: Masculino (47%); Feminino (53%). IDADE: 16-24 anos (16%); 25-34 anos (23,9%); 35-44anos (23,9%); 45-59 anos (23,8%); 60 ou mais (12,4%).
RENDA FAMILIAR: Até 1 SM (38,9%);mais de 1 a 2 SM (33,1%) mais de 2 a 5 SM (19%); acima de 5 SM (9%).
ESCOLARIDADE: Até Fundamental completo (24,1%); Médio incompleto ou completo (53,5%); Superior incompleto ou completo (22,4%).
Fonte dos dados: TSE-Tribunal Superior Eleitoral – 2022; IBGE-Censo 2010.
Está prevista eventual ponderação da amostra para correção das variáveis sexo, idade, renda familiar e escolaridade com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças entre os percentuais previstos na amostra e a coleta de dados realizada. Dentro do público-alvo, serão realizadas 5611 entrevistas nos municípios selecionados. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima prevista, baseada em uma amostra aleatória simples (AAS), é de cerca de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos em relação aos totais da amostra.
Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo: As entrevistas serão realizadas por uma equipe de entrevistadores devidamente qualificada, com experiência e treinamento em pesquisa de opinião pública. Todo trabalho é feito em tablets ou outros dispositivos eletrônicos. Após a realização da coleta de dados, as entrevistas junto aos respondentes são checadas por meio de procedimentos de consistência.
Adicionalmente, ao longo e após os trabalhos de campo, é realizada uma fiscalização que consiste na checagem de uma amostra de 15% dos questionários aplicados para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.
Fonte: Portal CM7 Brasil
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