fbpx
22/02/2025
  • 21:49 Exclusivo: assessor de magistrado grava vídeo e revela temor de assassinato; confira
  • 21:49 Juízes do Amazonas são removidos por aprovarem pagamento que resultou em prejuízo de R$ 150 milhões à Eletrobrás
  • 22:19 Bolsonaro comenta a jornalistas e afirma ter “zero preocupação” com acusação de Golpe da PGR; assista ao vídeo
  • 22:19 Termina nesta quarta-feira (19/2) prazo para o partido Novo recorrer contra eleição de Roberto Cidade na Aleam
  • 22:18 Frentista assassinado em posto na Ponta Negra era parente de traficante acusado de decapitações

Na manhã desta quarta-feira (11), ocorreu a inauguração da Escola de Educação Profissional e Tecnológica Professor Wilson Carvalho Pereira em Silves. O evento marcou a abertura da primeira escola técnica em tempo integral do Amazonas, doada ao Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Com a presença do governador Wilson Lima, autoridades e representantes da Eneva, além dos próprios alunos, a cerimônia celebrou um importante marco na educação técnica do estado.

O diretor-executivo de relações externas e comunicação da Eneva, Aurélio Amaral, destacou a importância do projeto: “Acreditamos no caminho da educação para promover o desenvolvimento sustentável das regiões onde a Eneva está presente. Este é o legado que queremos deixar: a transformação social e econômica das comunidades”.

A escola oferece inicialmente cursos de Gás e Energia, Eletromecânica e Agropecuária, atendendo 90 alunos com uma carga horária mínima de 800 horas. O projeto incluiu a modernização dos laboratórios, salas de aula, expansão da biblioteca e a construção de um auditório com capacidade para 280 pessoas. As aulas são presenciais e os alunos recebem uma bolsa-auxílio de R$1,3 mil mensais durante todo o período.

“A parceria entre o Governo do Estado e a Eneva, Cetam e Bemol permitirá que todos os alunos recebam bolsas de estudo, eliminando a necessidade de escolher entre ensino e trabalho,” ressaltou o governador Wilson Lima.

Além disso, a Eneva anunciou uma nova parceria com o governo do estado para construir outra unidade da Escola da Floresta do Amazonas, um componente do Programa “Educa+Amazonas”, lançado em 2021. Este projeto permitirá que alunos ribeirinhos tenham acesso à educação sem sair de suas comunidades.

A remodelação da escola foi possível graças à parceria entre a Eneva e o governo do Amazonas, além das contribuições da ETAM e Bemol. A ETAM ficou responsável pelas bolsas de estudo para os alunos do curso de Eletromecânica, enquanto a Bemol doou equipamentos para o laboratório de informática.

Rodrigo Reis, diretor-executivo de Recursos Humanos, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Eneva, destacou o impacto positivo da parceria: “Nosso objetivo é impactar positivamente a comunidade com educação profissionalizante de qualidade, essencial para o desenvolvimento sustentável da região. Ao investir na capacitação técnica, formamos profissionais qualificados, prontos para contribuir diretamente ao ecossistema econômico local, impulsionando o desenvolvimento sustentável regional e o futuro das próximas gerações”.

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/eneva-e-governo-do-amazonas-inauguram-primeira-escola-tecnica-em-tempo-integral-no-municipio-de-silves/

Redação 2

RELATED ARTICLES