fbpx
13/01/2025
  • 20:30 Protagonismo feminino: presidente do TCE-AM, Yara Lins, participa da posse das desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha ao comando do TRE-AM
  • 15:42 MPAM investiga ex-prefeito de Rio Preto da Eva por supostas irregularidades em transporte escolar
  • 13:03 Cadeias cheias, ruas perigosas: Justiça libera mais de mil detentos por superlotação
  • 12:52 Igreja de São Sebastião é interditada para obras em Manaus
  • 16:49 Roberto Cidade faz alerta para pesquisa que mostra que Manaus é a capital que mais perdeu vegetação em 20 anos

Mundo: Israel Ataca Síria com Explosões no Porto de Tartus

Forças de Israel realizaram novos ataques à Síria na transição de domingo (15) para segunda-feira (16), resultando em uma explosão impressionante no porto de Tartus. Este local é a principal base naval utilizada pela Rússia em acordo com o regime de Bashar al-Assad, que foi deposto há uma semana.

Desde então, Tel Aviv tem focado no que descreve como arsenal estratégico da Síria, incluindo depósitos de armas convencionais e químicas, além de lançadores de mísseis balísticos. A principal preocupação do governo de Netanyahu é que os grupos islâmicos radicais, agora no poder em Damasco, possam utilizar esses armamentos contra Israel.

Explosão em Tartus e Repercussões

A explosão em Tartus ocorreu no início da madrugada, ainda noite de domingo no Brasil, e foi intensa, sugerindo o uso de bombas de alta destruição contra depósitos subterrâneos sírios. De acordo com a ONG britânica Observatório Sírio dos Direitos Humanos, sismógrafos registraram um tremor equivalente a um pequeno terremoto de 3 graus na escala Richter. A organização afirmou que este foi o maior ataque israelense a Tartus desde o início da guerra civil em 2011.

Nas redes sociais, o impressionante cogumelo de fumaça e a onda de choque gerados pela explosão foram interpretados como uma explosão nuclear, o que não é verdade, apesar de Israel possuir 90 bombas nucleares em seu arsenal.

[shortcode]

Relatos e Reações

Os detalhes do ataque ainda são incertos. No entanto, relatos iniciais de blogueiros militares russos indicam que o ataque foi previamente comunicado a Moscou por Tel Aviv. Nos dias recentes, desde a queda de Assad, que fugiu para a Rússia, navios de Vladimir Putin foram deslocados para longe da costa e estão em espera.

Até o momento, não é possível determinar se alguma instalação ou equipe russa foi afetada, devido à magnitude da explosão. As Forças de Defesa de Israel ainda não se pronunciaram sobre a ação, que foi confirmada como israelense pela ONG, além de analistas russos e israelenses.

 

* Com informações da Folha de São Paulo

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/mundo/ataque-de-israel-causa-explosao-gigante-na-siria-veja-video/

Redação 2

RELATED ARTICLES