fbpx
22/02/2025
  • 21:49 Exclusivo: assessor de magistrado grava vídeo e revela temor de assassinato; confira
  • 21:49 Juízes do Amazonas são removidos por aprovarem pagamento que resultou em prejuízo de R$ 150 milhões à Eletrobrás
  • 22:19 Bolsonaro comenta a jornalistas e afirma ter “zero preocupação” com acusação de Golpe da PGR; assista ao vídeo
  • 22:19 Termina nesta quarta-feira (19/2) prazo para o partido Novo recorrer contra eleição de Roberto Cidade na Aleam
  • 22:18 Frentista assassinado em posto na Ponta Negra era parente de traficante acusado de decapitações
ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 vai ter palcos e espaços construídos utilizando uma técnica que une madeira de reuso de barcos antigos e materiais reaproveitados. — Foto: Divulgação

ExpoAmazônia Bio&TIC 2023: Construção sustentável e reaproveitamento de materiais antigos serão destaque no maior evento de tecnologia da Região Norte

A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, considerada o maior evento da Região Norte voltado para tecnologia, bioeconomia e inovação, trará uma novidade surpreendente em sua estrutura. Palcos e espaços serão construídos utilizando uma técnica inovadora que une madeira de reuso de barcos antigos e materiais reaproveitados, com o objetivo de valorizar a Amazônia e promover o desenvolvimento socioeconômico da região.

O evento, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, em Manaus, tem como principal propósito alavancar os polos de Bioeconomia (Bio) e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como pilares econômicos sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica.

Responsável pela construção dos palcos, receptivos e espaços da ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, o arquiteto Sérgio Santos tem como pilares a preocupação com o ecodesenvolvimento e a valorização de materiais descartados. Com o reuso de materiais como paletes, OSB (oriented strand board) e embalagens gerais, Santos monta estandes, fabrica pisos, móveis, painéis, portais, palcos e outros espaços do evento.

Mas o grande destaque fica por conta da reutilização de madeiras retiradas de barcos antigos, que são desmontados pela equipe do arquiteto. Essas madeiras serão transformadas em mesas, cubos, balcões e outros elementos, provando que é possível dar um novo significado aos materiais que seriam considerados “lixo”.

Além disso, o arquiteto também atua na ambientação e paisagismo da ExpoAmazônia, utilizando as madeiras reaproveitadas. Ao final do evento, todos os produtos serão doados para instituições sociais e associações que trabalham com reciclagem de materiais, como parte do compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Sérgio Santos, reconhecido internacionalmente por suas soluções inovadoras e sustentáveis, é responsável por diversos projetos de destaque, como o Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável da Amazônia (Reusa). Esse projeto, que revitalizou uma área com casas instaladas à beira de um igarapé, foi exibido na 16ª Bienal Internacional de Arquitetura, em Buenos Aires, em 2017.

A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 será realizada no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus, e contará com debates sobre seis eixos temáticos para fortalecer a proteção da floresta e promover o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia. Além disso, o evento busca integrar os ecossistemas de Bio&TIC com os atores dos ecossistemas nacionais e internacionais de inovação.

Não perca a oportunidade de participar desse evento que une tecnologia, bioeconomia e inovação, promovendo o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Mais informações podem ser encontradas no site oficial da ExpoAmazônia (expoamazonia.com) ou por meio do aplicativo oficial do evento disponível para Android e iOS. Junte-se a nós nessa iniciativa única e faça parte do futuro sustentável da Amazônia.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/21/expoamazonia-bioandtic-2023-tem-palcos-e-espacos-feitos-com-madeiras-de-barcos-antigos-em-manaus.ghtml

redacao

RELATED ARTICLES