Fernanda Gentil é diagnosticada com paralisia de Bell: entenda mais sobre a doença
redacao 27/02/2024 0 COMMENTSFoto: divulgação
No Brasil, a prestigiosa profissional da imprensa, Fernanda Gentil, revelou nas redes sociais que foi diagnosticada com paralisia de Bell, uma doença que causa a paralisia dos músculos de um lado do rosto. Os sintomas surgiram logo depois do Carnaval, quando Gentil percebeu que algo estava errado ao buscar seu filho no aeroporto e notar uma dormência na boca.
“Quando ele desembarcou, senti uma leve dormência. Eu estava, obviamente, empolgada para vê-lo, então comecei a abraçá-lo e dar vários beijos, foi quando senti minha boca adormecer de novo”, disse Gentil em um vídeo postado em seu canal no YouTube no último sábado (24).
No dia seguinte ao encontro com seu filho, em 16 de fevereiro, Gentil voltou a experimentar os mesmos sintomas. “Na sexta-feira, meu dia estava cheio de trabalho, minha mente estava em outros lugares. Entre uma reunião e outra, visitei meus afilhados. Uma vez lá, novamente com crianças, beijando todos e sentindo estranheza na boca. Foi quando pensei, ‘isso não está certo’, e decidi procurar ajuda”.
Ao prestar atenção nas expressões faciais em casa, Gentil notou que os músculos do lado prejudicado não estavam reagindo normalmente. Foi aí que ela decidiu procurar uma orientação médica. Após uma consulta virtual com um médico que descartou AVC ou tumor, Fernanda foi orientada a procurar um neurologista, o qual lhe diagnosticou com paralisia de Bell.
A jornalista ficou surpresa com o diagnóstico, já que a causa da doença é ainda incerta. “É uma doença relativamente segura, não apresenta grande risco, mas o´problema é que não sabemos qual a origem dela”, afirmou Gentil.
Atualmente, ela está seguindo um tratamento com corticoides e medicamentos antivirais, além da fisioterapia, mas os movimentos de seu rosto ainda não voltaram ao normal. A jornalista enfatiza a incerteza em torno das possíveis sequelas dessa condição.
A paralisia de Bell, também referida como paralisia facial periférica, é identificada pela paralisia de um lado do rosto. Além da incapacidade de fechar um dos olhos, outros sintomas podem ser o desaparecimento da dobra do nariz e boca e a deslocação do canto da boca.
Fatores de risco para essa condição incluem hipertensão, diabetes, gravidez e contaminação pelo vírus herpes tipo I. Embora a recuperação seja comum em algumas semanas, a paralisia pode deixar sequelas.
RELATED ARTICLES
Posts recentes
- Polícia pede ajuda para prender homem que tentou matar a ex na frente de crianças em Presidente Figueiredo; veja vídeo
- Reviravolta: família descobre que mulher dada como desaparecida em Mana
- Resultados do Enem 2024 já estão disponíveis na Página do Participante
- Jovem motoqueiro morre durante grave acidente na Bola do Coroado; veja vídeos
- Protagonismo feminino: presidente do TCE-AM, Yara Lins, participa da posse das desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha ao comando do TRE-AM