Hospital 28 de Agosto e Instituto Dona Lindu mantêm atendimentos regulares
Redação 2 17/12/2024 0 COMMENTS
Atendimentos de Urgência e Emergência no Complexo Hospitalar Sul
Manaus (AM) – Os atendimentos de urgência e emergência no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e no Instituto Mulher Dona Lindu, integrantes do Complexo Hospitalar Sul (CHS), continuam ocorrendo normalmente. Para assegurar a continuidade dos serviços, a Organização Social de Saúde (OSS) que gerencia atualmente o complexo contratou novos ortopedistas. Isso ocorreu após o instituto responsável anteriormente recusar a proposta de contratação.
Notificação e Resposta da Secretaria de Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) foi informada pelo Instituto de Traumato-Ortopedia do Amazonas (Itoam) na tarde de segunda-feira (16/12) sobre a saída dos profissionais. A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, esclareceu que, assim como outras empresas médicas, o Itoam recebeu uma proposta para continuar os serviços, mas a recusou. Dessa forma, a busca por profissionais de outros estados se tornou necessária.
“Atendendo um pedido da Secretaria de Saúde, os médicos que já atuavam nas unidades foram os primeiros a serem consultados para serem contratados, mas infelizmente não aceitaram. Nossa responsabilidade é garantir que a assistência médica continue. Várias tentativas foram feitas com os profissionais, mas nós estamos olhando para a população e para o usuário do Sistema Único de Saúde. Mudanças de modelos de gestão e alteração em processos de trabalho acontecem sempre para melhorar”, destacou Nayara Maksoud.
Contratações e Expectativas
Mesmo com a chegada de médicos de outros estados, as contratações prosseguem, e os médicos amazonenses interessados em continuar trabalhando nas unidades podem procurar o setor administrativo do complexo. Até janeiro, espera-se que 1.500 contratações sejam realizadas, ampliando a eficiência e agilidade dos serviços prestados.
Expansão de Leitos
A chefe da SES-AM também garantiu que não haverá redução no número de leitos ou na capacidade de atendimento do HPS. Em 2024, foram abertos 46 novos leitos, aumentando a capacidade de atendimento e proporcionando mais conforto aos pacientes.
“Não haverá redução de leitos. Pelo contrário, nós já reforçamos isso nos últimos dois meses e criamos 46 novos. A proposta do Instituto Mulher Dona Lindu é, inclusive, implementar a cirurgia ginecológica. O que nós vamos trabalhar é garantir, também, a agilidade na aquisição de insumos e de medicamentos para que a produção aumente ainda mais”, pontuou secretária de Saúde, Nayara Maksoud.
Gestão Financeira e Pagamento de Profissionais
Nayara explicou que o novo modelo de gestão no Complexo Hospitalar Sul permitirá uma reorganização orçamentária, impactando positivamente os recursos para 2025.
“No momento em que a gente trouxe esse projeto para o Complexo Hospitalar Sul, ele também traz a otimização de recurso para que exista um balanço orçamentário organizado para 2025 e a reorganização orçamentaria vai permitir que isto aconteça. É direito de cada um receber o que trabalhou e em nenhum momento o Governo do Amazonas está se negando a honrar seus compromissos”, disse a secretária.
Integração das Unidades
Desde 1º de dezembro, o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu foram unificados, formando o Complexo Hospitalar Sul. Com a gestão integrada, os serviços ganharão em eficiência e agilidade, mantendo a qualidade já existente no Hospital Delphina Aziz.
O HPS 28 de Agosto e o Instituto Dona Lindu continuarão funcionando como unidades de porta aberta, atendendo as mesmas especialidades, operando 24 horas por dia, todos os dias da semana, garantindo cobertura completa de serviços médico-hospitalares.
Leia mais: Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
RELATED ARTICLES
Posts recentes
- Roberto Cidade faz alerta para pesquisa que mostra que Manaus é a capital que mais perdeu vegetação em 20 anos
- Jurista Ives Gandra e Dr. Rafael Camara Medeiros Parente publicam artigo: “Não existe direto adquirido ao Aborto ‘Legal’; veja
- Após indireta de Zuckerberg, Moraes diz que redes sociais só continuarão a operar no Brasil se seguirem legislação
- STF garante liberdade de imprensa e diz não à censura contra o Portal CM7 Brasil
- Ministro do STF, Edson Fachin, defende a liberdade de imprensa e suspende censura contra o Portal e TV CM7 Brasil