fbpx
16/04/2025
  • 08:11 Proposta de Legislação visa tornar crime usar celular na cabine eleitoral
  • 08:01 Amazonas sem registro de morte no informe de Vírus Respiratórios, anuncia FVS
  • 08:20 Saullo Vianna visita agricultores do Ramal do Uberê e anuncia ação pioneira de cidadania na área rural
  • 08:10 Urgente: Polícia Federal deflagra operação e prende idoso na zona Leste de Manaus; assista aos vídeos
  • 08:00 Trump recusa isenção e indica nova tarifa sobre eletrônicos e semicondutores
Amazonas está em emergência ambiental por conta de queimadas. — Foto: William Duarte/Rede Amazônica

Incêndios florestais no Amazonas: Ibama realiza perícias e população recebe treinamento de brigada

Nesta segunda-feira (6), o Ibama anunciou que está realizando perícias nos locais onde ocorreram os incêndios florestais no Amazonas. Durante o mês de outubro, o estado registrou quase 4 mil focos de calor, um número alarmante que não era visto há 25 anos, de acordo com dados do Inpe.

A grave crise ambiental no Amazonas, causada pelas queimadas florestais, trouxe consigo um outro problema: a fumaça. O fenômeno já atingiu Manaus por duas vezes e, na última semana, se intensificou ainda mais. A qualidade do ar em diversas cidades, incluindo a capital, foi classificada como péssima. Nesta segunda-feira, Manaus completou o oitavo dia consecutivo coberta pela fumaça.

Além disso, o estado enfrenta uma seca severa nos rios, o que tem afetado todos os municípios, colocando mais de 600 mil pessoas em situação de emergência.

O Ibama informou que as perícias estão sendo realizadas com o intuito de determinar as causas dos incêndios. As informações coletadas serão enviadas aos órgãos competentes para a instauração de eventuais investigações e apuração de responsabilidade.

O órgão também está trabalhando na extinção do fogo que tem gerado a fumaça que assola Manaus e outras áreas, atuando tanto no Amazonas quanto no Pará. Essa declaração veio após o Governo do Amazonas afirmar que o fenômeno é resultado das queimadas no estado vizinho.

No último sábado (4), o secretário de meio ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, afirmou que a situação de fumaça deverá persistir até dezembro. Segundo ele, a combinação de problemas ambientais potencializados pelo El Niño torna a situação ainda mais grave.

Para combater essa situação, o Ibama iniciou nesta segunda-feira a oferta de um curso de brigada para a população das cidades de Autazes, Careiro da Várzea, Careiro, Iranduba e Manaquiri. Cerca de 60 vagas foram disponibilizadas, sendo 15 destinadas aos moradores de cada cidade. A iniciativa é promovida pelo Prevfogo, com o apoio das prefeituras locais.

Com os esforços do Ibama na investigação das causas dos incêndios e na capacitação da população para combater as queimadas, espera-se que medidas efetivas sejam tomadas para solucionar a crise ambiental e minimizar os impactos causados.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/06/ibama-diz-que-realiza-pericias-em-queimadas-no-amazonas.ghtml

redacao

RELATED ARTICLES