fbpx
23/02/2025
  • 21:49 Exclusivo: assessor de magistrado grava vídeo e revela temor de assassinato; confira
  • 21:49 Juízes do Amazonas são removidos por aprovarem pagamento que resultou em prejuízo de R$ 150 milhões à Eletrobrás
  • 22:19 Bolsonaro comenta a jornalistas e afirma ter “zero preocupação” com acusação de Golpe da PGR; assista ao vídeo
  • 22:19 Termina nesta quarta-feira (19/2) prazo para o partido Novo recorrer contra eleição de Roberto Cidade na Aleam
  • 22:18 Frentista assassinado em posto na Ponta Negra era parente de traficante acusado de decapitações
Foto: divulgação

No Amazonas, um passo significativo em direção à sustentabilidade está sendo dado com a modernização do sistema de iluminação pública no município de Guajará, situado a 1.476 quilômetros da capital, Manaus. A iniciativa, liderada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, prevê a substituição das tradicionais e poluentes lâmpadas de vapor de sódio, mercúrio ou mistas por lâmpadas de LED. Essas novas lâmpadas são reconhecidas por sua eficiência, economia e menor impacto ambiental. Este projeto faz parte do Programa Ilumina+ Amazonas, que se inicia nesta quarta-feira (20/03), com a instalação de 1.396 lâmpadas LED no núcleo do município e outras 119 na comunidade do Gama.

A transição para iluminação LED no âmbito do Ilumina+ Amazonas, gerenciado pela UGPE, não apenas contribui para a diminuição da poluição luminosa, mas também se apresenta como uma estratégia econômica, promovendo uma redução de até 60% nos gastos com energia. Adicionalmente, essa mudança vem acompanhada de um aumento na qualidade da iluminação pública, reforçando a segurança nas vias, além de contribuir para a redução das emissões de gás carbônico.

Marcellus Campêlo, secretário da UGPE, destaca a expansão do programa, que teve início em 2022, ressaltando o compromisso com a modernização e padronização da iluminação pública nos municípios do interior do Amazonas. Até o momento, o programa abrangeu 36 cidades e 53 comunidades rurais e indígenas, totalizando a instalação de 62.904 pontos de iluminação e beneficiando aproximadamente 1,2 milhão de pessoas.

O município de Guajará não é o único beneficiado por esta iniciativa: Ipixuna está na lista de futuros contemplados e receberá 1.361 novos pontos de iluminação LED, com a distribuição planejada entre a sede e comunidades locais, incluindo Pernambuco, Polo Car e Poeira. Ações similares também estão programadas para Careiro Castanho, reforçando o objetivo de uma cobertura ampla e inclusiva por todo o estado.

Fonte: https://ampost.com.br/eleicoes-2024/desconhecida-pesquisas-mostram-que-maria-do-carmo-seffair-caiu-de-13-para-0-na-disputa-pela-prefeitura-de-manaus/

Redação 2

RELATED ARTICLES