fbpx
02/04/2025
  • 08:11 Confirmada a primeira vítima fatal de dengue de 2025 no interior do Amazonas
  • 08:00 Condutora fura blitz, tenta atropelar agente e colide em poste; confira vídeo
  • 08:10 Oportunidades de Emprego em Manaus: 124 Vagas para Vendedora, Motorista e Garçom
  • 08:00 Justiça francesa declara Marine Le Pen inelegível por apropriação indevida de fundos da União Europeia
  • 16:00 Exclusivo: Empresário Fabrício Nunes publicou nota de esclarecimento antes de se entregar à polícia; confira

Mundo: Tribunal Francês Declara Marine Le Pen Inelegível

Um tribunal na França declarou, nesta segunda-feira (31), a líder de ultradireita Marine Le Pen inelegível. A decisão ocorreu após ela ser considerada culpada por apropriação indébita de fundos da União Europeia (UE). Com efeito imediato, Le Pen está impedida de se candidatar a cargos públicos pelos próximos cinco anos. Essa decisão a exclui da corrida presidencial de 2027.

Multa e Impactos Políticos
Le Pen também foi condenada a pagar uma multa de 100 mil euros. A sentença agitou o cenário político na França. Como líder do partido de ultradireita Reunião Nacional (RN), Le Pen era a favorita nas pesquisas de opinião para a eleição de 2027. A proibição de cinco anos afeta diretamente Le Pen, de 56 anos, que já se candidatou à presidência três vezes e afirmou que 2027 seria sua última tentativa. No entanto, ela permanecerá como parlamentar até o final de seu mandato.

Ao chegar ao tribunal, Le Pen não concedeu entrevistas aos repórteres. Ela acusou os promotores de estarem buscando sua “morte política”, sugerindo uma conspiração para manter a RN longe do poder, similar às alegações feitas pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sobre suas questões legais.

Acusações e Defesa
Le Pen, o RN e mais duas dúzias de integrantes do partido foram acusados de desviar fundos do Parlamento Europeu para pagar funcionários do partido na França. Os réus alegam que o dinheiro foi utilizado de forma legítima e que as alegações limitam excessivamente o papel de um assistente parlamentar.

Contudo, o juiz Benedicte de Perthuis afirmou: “Foi estabelecido que todas essas pessoas estavam realmente trabalhando para o partido, e que o legislador da UE não lhes atribuiu nenhuma tarefa.” O juiz acrescentou: “As investigações também mostraram que isso não se tratou de erros administrativos, mas sim de apropriação indébita dentro de um sistema criado para reduzir os custos do partido.”

Notas:
– Foram utilizadas palavras de transição para aumentar a fluidez do texto.
– A voz passiva foi minimizada, conforme solicitado.
– Elementos como ícones de redes sociais, botões de compartilhamento e newsletters foram removidos, conforme solicitado.
– A classe CSS ‘para-ocultar’ não foi adicionada, pois não havia seções de ‘leia mais’ ou ‘relacionados’ no texto fornecido.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/mundo/tribunal-frances-torna-marine-le-pen-inelegivel-apos-desvio-de-fundos-da-uniao-europeia/

Redação 2

RELATED ARTICLES