fbpx
10/01/2025
  • 16:49 Roberto Cidade faz alerta para pesquisa que mostra que Manaus é a capital que mais perdeu vegetação em 20 anos
  • 16:38 Jurista Ives Gandra e Dr. Rafael Camara Medeiros Parente publicam artigo: “Não existe direto adquirido ao Aborto ‘Legal’; veja
  • 16:30 Após indireta de Zuckerberg, Moraes diz que redes sociais só continuarão a operar no Brasil se seguirem legislação
  • 16:22 STF garante liberdade de imprensa e diz não à censura contra o Portal CM7 Brasil
  • 16:13 Ministro do STF, Edson Fachin, defende a liberdade de imprensa e suspende censura contra o Portal e TV CM7 Brasil
Mães aguardam filho na saída de local de prova do Enem em Manaus — Foto: Bianca Fatim, g1 AM

Calor não impede “mães do Enem” de apoiarem os filhos durante as provas em Manaus

Apesar das altas temperaturas, um grupo de mães se reuniu em frente à Escola Estadual Marcantonio Vilaça II (CMPM II), na Zona Norte de Manaus, para aguardar a saída de seus filhos durante o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023. Autointituladas as “mães do Enem”, Maria Antônia, Eliana Lyra e Miriam Borges compartilham do mesmo objetivo: oferecer apoio e segurança aos seus jovens estudantes.

Maria Antônia, dona de casa e mãe de Giovana, de 17 anos, expressou o motivo principal de sua espera sob o sol escaldante: apoiar o sonho de sua filha de se tornar arquiteta. Para ela, acompanhar Giovana durante o Enem é uma forma de demonstrar seu amor e incentivo.

“Ser mãe é dar apoio, você tem que ficar feliz pelas conquistas dela e o sonho da Giovana é ser arquiteta. Acompanhar ela é a forma que demonstro meu amor e apoio. O calor a gente enfrenta porque estamos acostumadas e é por um motivo muito importante”, destacou Maria Antônia.

Eliana Lyra, mãe de um estudante de 18 anos, compartilha da mesma opinião. Ela ressaltou que estar presente e esperar pacientemente seu filho durante a prova é o mínimo que pode fazer como mãe.

“Eu não almocei, estou aqui desde 11h. É um ato que uma mãe precisa fazer. Então, o que eu puder fazer por ele hoje, acompanhar e incentivar, eu vou fazer. E ainda é uma segurança para ele e para mim. Por isso que digo: somos as ‘mães do Enem'”, afirmou Eliana.

Durante a espera, essas mães uniram forças, compartilharam experiências e decidiram criar um grupo de apoio para outras mães de participantes do Enem. A intenção é trocar vivências, criar uma rede de apoio e fortalecer os laços entre elas.

“É importante estarmos ao lado de nossos filhos sempre. Eu acordei às 5h30 para preparar o almoço do meu filho. Encontrar mães na mesma situação que eu ajuda muito”, finalizou Miriam Borges.

Mesmo com o calor intenso, essas mães mostram determinação em apoiar seus filhos em busca de seus sonhos. Suas histórias de amor e dedicação são inspiradoras e ressaltam a importância do suporte familiar durante momentos cruciais como o Enem.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/12/maes-do-enem-encaram-6-horas-de-espera-para-saida-dos-filhos-em-manaus-temos-que-apoiar.ghtml

redacao

RELATED ARTICLES