fbpx
22/02/2025
  • 21:49 Exclusivo: assessor de magistrado grava vídeo e revela temor de assassinato; confira
  • 21:49 Juízes do Amazonas são removidos por aprovarem pagamento que resultou em prejuízo de R$ 150 milhões à Eletrobrás
  • 22:19 Bolsonaro comenta a jornalistas e afirma ter “zero preocupação” com acusação de Golpe da PGR; assista ao vídeo
  • 22:19 Termina nesta quarta-feira (19/2) prazo para o partido Novo recorrer contra eleição de Roberto Cidade na Aleam
  • 22:18 Frentista assassinado em posto na Ponta Negra era parente de traficante acusado de decapitações
Foto: divulgação

Nesta quarta-feira (24), o Ministério da Educação (MEC) reforçou, por meio de uma nota oficial, a gratuidade das inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Destacou, simultaneamente, que o único meio autorizado e oficial para realizar tais inscrições referentes ao segundo semestre de 2024 é via Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Desde o ano de 2004, o ProUni, uma iniciativa do governo federal, tem disponibilizado bolsas de estudo, tanto integrais quanto parciais, para cursos de graduação em diversas instituições particulares de ensino superior.

A comunicação do MEC ocorreu logo após a identificação e consequente remoção de uma página de internet falsa na manhã do mesmo dia. Essa página imitava o design do site oficial com o objetivo de enganar people, possuindo, contudo, um URL divergente.

Antes de ser desativado, o endereço apócrifo solicitava o preenchimento de dados pessoais dos candidatos, redirecionando-os, posteriormente, para uma falsa mensagem. Esta afirmava ser necessário o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 100 para concluir o registro no ProUni, chegando até a ameaçar os candidatos com a desqualificação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e de futuras edições caso o pagamento não fosse efetuado. Cabe ressaltar que qualquer cobrança para inscrição no ProUni é explicitamente indevida e ilegal.

As inscrições oficiais tiveram início na última terça-feira (23), estendendo-se até a próxima sexta-feira (26), sendo realizadas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para este segundo semestre de 2024, o MEC disponibiliza 243.850 bolsas, sendo 170.319 integrais e 73.531 parciais, em 367 cursos de 901 instituições participantes do programa.

Para efetuar a inscrição, é essencial que o candidato possua uma conta no portal Gov.br, com seu CPF e senha. É necessário fornecer um e-mail e um número de telefone válidos, além de preencher informações pessoais e do grupo familiar. Durante o processo, os candidatos podem escolher até duas opções de curso, respeitando a ordem de preferência, bem como a instituição, local de oferta, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência, levando em conta a renda familiar bruta mensal per capita.

Os interessados têm também à disposição a opção de realizar uma consulta detalhada sobre as bolsas disponíveis por meio do mesmo portal. Para ser elegível ao programa, é preciso ter participado do Enem nos anos de 2022 ou 2023, alcançado no mínimo 450 pontos na média geral das cinco provas e mais que zero na redação, além de atender aos requisitos de renda familiar per capita, conforme descrito.

O ProUni é destinado primordialmente a estudantes que ainda não possuem um diploma de nível superior, segundo informações da Agência Brasil.

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/mec-alerta-para-golpes-e-ressalta-que-inscricao-no-prouni-e-gratuita/

Redação 2

RELATED ARTICLES