Nível do Rio Negro em Manaus volta a diminuir após mais de dez dias de elevação
redacao 10/11/2023 0 COMMENTSBancos de areia tomam conta do Rio Negro, no Amazonas. — Foto: TV Globo/Reprodução
Após um período de 11 dias de contínua subida, o Rio Negro finalmente está começando a descer em Manaus. De acordo com informações do Porto da capital, responsável por monitorar o nível das águas, o rio apresentou uma diminuição de quatro centímetros entre a quarta-feira (8) e esta quinta (9).
Este ano tem sido marcado por uma seca histórica no Rio Negro, sendo considerada a pior da história da capital em mais de 120 anos. Registros do porto mostram que o rio atingiu a marca de 12 metros, causando sérias consequências para a cidade.
A seca afetou a capital de tal forma que foi necessário declarar estado de emergência, resultando no fechamento de escolas nas áreas rurais, isolamento de comunidades e alterações significativas na paisagem local, como a praia da Ponta Negra e o famoso Encontro das Águas.
No entanto, desde o dia 28 de outubro, as águas do Rio Negro começaram a ganhar força novamente na capital. Em apenas um mês, o nível subiu impressionantes 24 centímetros.
Já em novembro, o rio apresentou uma elevação de 28 centímetros, atingindo a marca de 13,22 metros. Contudo, a recente descida de quatro centímetros fez com que ele voltasse a se estabilizar em 13,18 metros.
RELATED ARTICLES
Posts recentes
- Exclusivo: assessor de magistrado grava vídeo e revela temor de assassinato; confira
- Juízes do Amazonas são removidos por aprovarem pagamento que resultou em prejuízo de R$ 150 milhões à Eletrobrás
- Bolsonaro comenta a jornalistas e afirma ter “zero preocupação” com acusação de Golpe da PGR; assista ao vídeo
- Termina nesta quarta-feira (19/2) prazo para o partido Novo recorrer contra eleição de Roberto Cidade na Aleam
- Frentista assassinado em posto na Ponta Negra era parente de traficante acusado de decapitações