fbpx
22/02/2025
  • 21:49 Exclusivo: assessor de magistrado grava vídeo e revela temor de assassinato; confira
  • 21:49 Juízes do Amazonas são removidos por aprovarem pagamento que resultou em prejuízo de R$ 150 milhões à Eletrobrás
  • 22:19 Bolsonaro comenta a jornalistas e afirma ter “zero preocupação” com acusação de Golpe da PGR; assista ao vídeo
  • 22:19 Termina nesta quarta-feira (19/2) prazo para o partido Novo recorrer contra eleição de Roberto Cidade na Aleam
  • 22:18 Frentista assassinado em posto na Ponta Negra era parente de traficante acusado de decapitações
Foto: divulgação

O Departamento de Saúde de Mato Grosso, Brasil, anunciou a detecção de uma inédita subvariante da covid-19 – a JN 2.5, que é uma mutação da Ômicron. A pasta salientou que esta é a estreia da subvariante em território brasileiro.

Em comunicado, especificou que o laboratório central da província fez o sequenciamento genético e conseguiu reconhecer esta nova mutação em uma pesquisa feita durante os dias 16 a 18 de janeiro. Durante o rastreio, quatro mulheres foram diagnosticadas com a nova cepa e precisaram de internação hospitalar.

Das quatro, três ganharam alta hospitalar, estão em condição estável e permanecem em quarentena em suas residências monitoradas pela vigilância da saúde local. Enquanto isso, a quarta mulher, diagnosticada com doença pulmonar obstrutiva crônica, infelizmente faleceu.

Porém, a equipe de vigilância da Secretaria Estadual de Saúde (SES) continua sua investigação para confirmar se a causa da morte foi ou não a covid-19. “No momento, ainda não é possível determinar que a doença foi a causa do falecimento,” afirmam.

Face à descoberta, o governo provincial pediu à população para evitar pânico, manter-se alerta para sinais de gripe e seguir as orientações sanitárias. Estas diretrizes também incluem usar máscaras em caso de sintomas de gripe ou resfriado, fazer a higiene das mãos com sabão ou álcool 70% e, claro, vacinar-se contra o vírus.

Fora do Brasil, a subvariante JN 2.5 já foi detectada em países como Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.

Fonte: Agência Brasil.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/brasil/casos-graves-e-m0rte-nova-subvariante-da-covid-19-chega-ao-brasil/

redacao

RELATED ARTICLES