fbpx
22/02/2025
  • 21:49 Exclusivo: assessor de magistrado grava vídeo e revela temor de assassinato; confira
  • 21:49 Juízes do Amazonas são removidos por aprovarem pagamento que resultou em prejuízo de R$ 150 milhões à Eletrobrás
  • 22:19 Bolsonaro comenta a jornalistas e afirma ter “zero preocupação” com acusação de Golpe da PGR; assista ao vídeo
  • 22:19 Termina nesta quarta-feira (19/2) prazo para o partido Novo recorrer contra eleição de Roberto Cidade na Aleam
  • 22:18 Frentista assassinado em posto na Ponta Negra era parente de traficante acusado de decapitações
Foto: divulgação

Brasil – A constante escalada de casos de sarampo não apenas no Brasil, mas globalmente, despertou uma nova onda de alertas por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A situação do sarampo é um motivo de grande preocupação”, disse a especialista técnica sobre sarampo e rubéola da OMS, Natasha Crowcroft.

Durante uma coletiva de imprensa conduzida em Genebra, Crowcroft chamou atenção para um aumento tumescente de casos de sarampo ao redor do mundo, exceto nas Américas. “As Américas têm resistido, mas, diante do crescimento de casos em cinco das seis regiões monitoradas pela OMS, é provável que surjam casos e surtos aqui também,” afirmou ela.

Conforme os dados mais recentes, Natasha observa, foram reportados mais de 300 mil casos de sarampo durante 2023, um acréscimo de 79% comparado com o ano anterior. Em 2023, 51 países reportaram grandes surtos da doença, um aumento significativo de 32 países no ano anterior.

“Estamos diante de um cenário onde os números são subnotificados,” advertiu a conselheira, referindo-se à subnotificação global de casos. Estima-se que, em 2022, as mortes por sarampo cresceram 43%, totalizando mais de 130 vítimas fatais. “Com o aumento de casos em 2023, antecipamos que, quando consolidarmos os dados, o número de mortes também terá crescido,” ela adicionou.

### Crianças e Vacinação

A OMS avalia que cerca de 142 milhões de crianças ao redor do globo estão em risco de contrair o sarampo por não terem sido vacinadas. 62% deste total habitam países de baixa e média renda, onde os surtos da doença são mais prováveis de ocorrer.

Crowcroft destacou que, em meio a pandemia de covid-19, muitas crianças não receberam a vacina contra o sarampo. Atualmente, a abrangência global da vacinação contra a doença estaciona nos 83%, índice que, de acordo com Natasha, não é satisfatório, tendo em vista a alta taxa de contágio do sarampo. “Necessitamos de uma cobertura de 95% para prevenir ocorrências do sarampo,” pontuou ela.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/brasil/oms-alerta-para-aumento-de-casos-de-sarampo-no-mundo/

redacao

RELATED ARTICLES