PF investiga organização criminosa envolvida em ataques e incêndios a veículos de agentes do ICMBio e Força Nacional no Amazonas
redacao 19/10/2023 0 COMMENTSCarros de fiscais do ICMBio e Força Nacional foram queimados no Amazonas — Foto: PF
Operação policial mira grupo suspeito de atacar fiscais no Amazonas
Na terça-feira (17), a Polícia Federal realizou uma operação visando desarticular um grupo criminoso suspeito de atacar e queimar carros de fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Força Nacional, no estado do Amazonas. As autoridades apreenderam três armas de fogo, munições e motosserras durante a ação. O balanço da operação, denominada “Operação KM 180”, foi divulgado na quarta-feira (18).
Os indivíduos alvos da investigação são suspeitos de crimes ambientais, crimes contra o patrimônio da administração pública, além de obstruir e dificultar a ação de fiscalização do poder público. Segundo a PF, as medidas cautelares de busca e apreensão foram realizadas com o objetivo de obter elementos que comprovem a prática dos crimes e aprofundar a investigação sobre o destino da madeira ilegal. As penas para os crimes de dano qualificado e associação criminosa podem chegar a mais de 13 anos de reclusão.
Cerca de 16 policiais federais foram mobilizados para cumprir quatro mandados de busca e apreensão no distrito de Santo Antônio do Matupi, localizado no município de Manicoré, na Rodovia Transamazônica. Segundo a Polícia Federal, a devastação na Unidade de Conservação Federal na região já ultrapassa 700 hectares.
Ataques criminosos na região do Amazonas têm sido frequentes, especialmente em áreas de conflitos entre madeireiros e fiscais ambientais. No último ataque, ocorrido em setembro deste ano, agentes do ICMBio e policiais da Força Nacional foram alvo de emboscada, onde tiveram seus carros incendiados. A fiscalização em questão tinha como objetivo combater o desmatamento na Floresta Nacional de Aripuanã, próximo ao distrito de Santo Antônio do Matupi. Durante a ação, foram encontrados 550m³ de madeira ilegal em tora, além de armas, equipamentos e veículos utilizados no desmatamento ilegal.
A região de Santo Antônio do Matupi é conhecida por ser palco de disputas territoriais e desmatamento. No passado, já ocorreram casos de confrontos e mortes relacionadas a essas disputas. Por isso, a operação da Polícia Federal busca trazer mais segurança e combater a impunidade nessas áreas de conflito. Não houve registro de presos durante a operação.
RELATED ARTICLES
Posts recentes
- Roberto Cidade faz alerta para pesquisa que mostra que Manaus é a capital que mais perdeu vegetação em 20 anos
- Jurista Ives Gandra e Dr. Rafael Camara Medeiros Parente publicam artigo: “Não existe direto adquirido ao Aborto ‘Legal’; veja
- Após indireta de Zuckerberg, Moraes diz que redes sociais só continuarão a operar no Brasil se seguirem legislação
- STF garante liberdade de imprensa e diz não à censura contra o Portal CM7 Brasil
- Ministro do STF, Edson Fachin, defende a liberdade de imprensa e suspende censura contra o Portal e TV CM7 Brasil