fbpx
12/01/2025
  • 16:49 Roberto Cidade faz alerta para pesquisa que mostra que Manaus é a capital que mais perdeu vegetação em 20 anos
  • 16:38 Jurista Ives Gandra e Dr. Rafael Camara Medeiros Parente publicam artigo: “Não existe direto adquirido ao Aborto ‘Legal’; veja
  • 16:30 Após indireta de Zuckerberg, Moraes diz que redes sociais só continuarão a operar no Brasil se seguirem legislação
  • 16:22 STF garante liberdade de imprensa e diz não à censura contra o Portal CM7 Brasil
  • 16:13 Ministro do STF, Edson Fachin, defende a liberdade de imprensa e suspende censura contra o Portal e TV CM7 Brasil
Foto: divulgação

Manaus – A avenida Constantino Nery, no bairro de São Geraldo, zona centro-sul da cidade, foi tomada por uma grande cratera no final da tarde de sábado, 10/2. Com prontidão, em menos de um dia, a Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), mobilizou equipes para trabalhar na restauração do local.

Durante inspeção realizada no local no domingo, 11/2, Efrain Aragão, o engenheiro e subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, pronunciou-se sobre as causas do problema. “Detectamos uma falha no sistema de drenagem pluvial. A tubulação já apresentava sinais de ruptura e, agravado pela forte precipitação de ontem, houve uma superlotação em, pelo menos, dez canos”.

Um buraco de cinco metros de profundidade formou-se na via, uma consequência do acúmulo de água nos canos que estão interligados ao sistema de drenagem. Em uma medida de precaução, Aragão confirmou que as equipes vão escavar mais para avaliar a existência de outros possíveis canos danificados.

“Ação esta que é indispensável para garantir que a obra não deixe resquícios e, evidentemente, para evitar a recorrência do problema. Se necessário, substituiremos não apenas esses três canos, mas qualquer outro que mostre a necessidade”, enfatizou Efrain.

Após a avaliação, os técnicos identificaram desgastes na tubulação implantada há pelo menos 20 anos e que nunca passou por manutenção desde sua instalação.

Efrain destacou que esse tipo de obra geralmente é realizado dentro de prazos curtos. No entanto, em função de intempéries e problemas logísticos, o trabalho pode ser prolongado.

“Estamos dependentes das condições climáticas, do trânsito nesta área e de descobertas adicionais que possam surgir durante a obra. Podemos prever um término até o final das festividades de Carnaval, na quinta-feira, dia 15. Queremos aproveitar esse momento de tráfego reduzido para acelerar os trabalhos”.

Riscos 
Inicialmente, um poste de energia precisou ser isolado para garantir a segurança do trabalho e a integridade da equipe. Outros cabeamentos para telefone e gás, submersos na via, indicam a necessidade de uma abordagem cautelosa durante a obra.

“A companhia de energia já foi notificada. Felizmente, até agora a situação está controlada, sem a necessidade de uma intervenção conjunta. No entanto, estamos mantendo o contato para possíveis emergências”, garantiu Aragão.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/cidades/prefeitura-atua-para-fechar-cratera-na-avenida-constantino-nery-2/

redacao

RELATED ARTICLES