fbpx
10/01/2025
  • 16:49 Roberto Cidade faz alerta para pesquisa que mostra que Manaus é a capital que mais perdeu vegetação em 20 anos
  • 16:38 Jurista Ives Gandra e Dr. Rafael Camara Medeiros Parente publicam artigo: “Não existe direto adquirido ao Aborto ‘Legal’; veja
  • 16:30 Após indireta de Zuckerberg, Moraes diz que redes sociais só continuarão a operar no Brasil se seguirem legislação
  • 16:22 STF garante liberdade de imprensa e diz não à censura contra o Portal CM7 Brasil
  • 16:13 Ministro do STF, Edson Fachin, defende a liberdade de imprensa e suspende censura contra o Portal e TV CM7 Brasil
Foto: divulgação

Reunindo uma força-tarefa de mais de 150 voluntários, o Projeto Galho Forte esteve no comando de uma grande operação de limpeza, ocorrida no sábado, 17 de fevereiro, no igarapé Água Branca. Esse igarapé representa a última nascente limpa situada em território urbano de Manaus, no Amazonas.
A grande motivação dessa ação foi a necessidade de envolver a comunidade e alertar as instituições encarregadas, tendo em vista o perigo crescente de poluição do igarapé. Recentemente, denúncias têm dado conta que a nascente do Água Branca estaria sendo soterrada pela lama, fruto do desmatamento feito por uma companhia que está atuando na região.
De acordo com o deputado federal Amom Mandel, idealizador do projeto, “É urgente que a atenção de empresários e órgãos públicos seja voltada para esta causa. O meio ambiente não pode continuar arcando com os descuidos humanos. Hoje, recolhemos mais de 2 toneladas de resíduos sólidos e 140 pneus. Não iremos parar até que nossa voz seja ouvida e nossos apelos acatados.”

Projeto Galho Forte
Iniciado no final do ano de 2020, o projeto Galho Forte surgiu com a proposta de ser um movimento social ativo, focado na promoção da arborização e conservação ambiental, por meio de esforços na área de educação ambiental, plantio de árvores e outras frentes. As intervenções acontecem pelo menos uma vez ao mês, em regiões de Manaus onde se observa carência de arborização. O movimento conta com o auxílio de voluntários e colaboradores.
Até o momento o projeto já realizou o plantio de mais de 15 mil árvores e ofereceu 2 mil mudas. Além disso, tem colaborado na implementação e manutenção de hortas em escolas e entidades.

Sobre o Igarapé Água Branca
Situado na região de proteção permanente do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e do Clube da Jiboia da Aeronáutica – ambos situados na Avenida Turismo, zona Norte de Manaus – é onde encontramos a nascente do Igarapé Água Branca. Ele é o único 100% urbano da cidade e sua importância é imensa, sendo responsável pelo fornecimento de água potável e fria para a Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu.

Fonte: https://cm7brasil.com/amazonas/projeto-ambiental-recolhe-mais-de-2-toneladas-de-lixo-em-igarape-da-manaus/

redacao

RELATED ARTICLES