fbpx
21/11/2024
  • 08:44 Caixa realiza pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 4
  • 08:41 Motorista perde controle de veículo e capota cinco vezes na Avenida Brasil; confira
  • 08:37 Conflito na Compensa: jovem é forçado a ajoelhar e é executado em viela fatal
  • 08:33 Confronto por ponto de tráfico resulta em homicídio a facadas na Praça 14; confira
  • 10:21 Tráfego na Avenida Mário Ypiranga Monteiro será liberado nesta segunda-feira à tarde (18)
Foto: divulgação

Agência Brasil – O período de inscrição para o Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2024 se inaugura nesta terça-feira, com um prazo final na sexta-feira, dia 26. Os candidatos interessados em concorrer a uma vaga deverão realizar a inscrição por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, buscando uma das 243.850 bolsas disponibilizadas nesta edição.

O processo de inscrição para o Prouni é isento de qualquer taxa, e está previsto que os anúncios dos resultados tanto da primeira quanto da segunda chamadas ocorram, respectivamente, nos dias 31 de julho e 20 de agosto. Além disso, o período para manifestar interesse na lista de espera está determinado para os dias 9 e 10 de setembro, com o anúncio dos resultados da lista de espera previsto para o dia 13 de setembro.

Conforme orientações do Ministério da Educação (MEC), “para ser elegível ao processo seletivo, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2022 ou 2023, alcançando no mínimo 450 pontos de média nas cinco provas e mais que zero na redação.”

Importante também é a necessidade de o candidato atender aos critérios socioeconômicos estabelecidos pelo Prouni. Isso inclui uma renda familiar per capita que não ultrapasse um salário-mínimo e meio para concorrer a bolsas integrais e até três salários-mínimos para acessar as bolsas parciais. Adicionalmente, é essencial estar registrado no login Único do governo federal, através do portal gov.br.

Durante o processo de inscrição, “é fundamental fornecer um endereço de e-mail e um número de telefone válidos, preencher as informações cadastrais individuais e do grupo familiar, além de escolher, em ordem de preferência, no máximo duas opções entre as instituições, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de disputa, baseadas na renda bruta mensal per capita da família e seguindo os critérios da Portaria Normativa MEC n° 1, de 2015”, detalhou o MEC.

O MEC ressalta que a seleção dos cursos e instituições deve ser feita de acordo com a preferência do candidato. Para mais informações sobre a oferta de bolsas, detalhes sobre cursos, turnos e instituições estão disponíveis na página do Prouni.

Para estar sempre atualizado e por dentro das novidades, acesse:

Divulgação atrasada da segunda chamada do Prouni 2024

Para receber as últimas notícias do Portal Tucumã diretamente no seu WhatsApp, CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Redação 2

RELATED ARTICLES