Qualidade do ar em Manaus atinge níveis críticos no feriado de Dia dos Finados, com retorno da fumaça encobrindo a cidade.
redacao 03/11/2023 0 COMMENTSManaus é encoberta novamente por fumaça. — Foto: Pedro Dias/Rede Amazônica
Manaus enfrenta grave crise ambiental com qualidade do ar péssima e fumaça encobrindo a cidade
Nesta quinta-feira (2), feriado de Dia dos Finados, Manaus foi novamente invadida pela fumaça das queimadas, resultando em uma qualidade do ar considerada péssima. De acordo com o sistema “Selva”, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a capital amazonense vive uma grave crise ambiental, agravada não só pelas queimadas, mas também pela seca histórica que assola a região.
Durante todo o mês de outubro, os moradores de Manaus sofreram com os efeitos da fumaça que tomou conta da cidade. Segundo o Ibama e a Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), as queimadas na Região Metropolitana da capital e no Pará foram as responsáveis por esse fenômeno.
Nesta quinta-feira, o odor das queimadas voltou a ser sentido em alguns pontos da cidade, deixando a qualidade do ar ainda mais comprometida.
Com base nos dados da plataforma Selva, que monitora a poluição do ar na capital, foi constatado que a qualidade do ar está péssima nas zonas Leste e Sul de Manaus, principalmente nos bairros Zumbi dos Palmares e Morro da Liberdade. A poluição chegou a ultrapassar os limites estabelecidos pela escala que mede a concentração de partículas por metro cúbico.
Já nas zonas Centro-Sul e no Centro de Manaus, a qualidade do ar é considerada muito ruim.
Mas por que essa fumaça não some?
O Ibama divulgou uma explicação para o fato da fumaça persistir sobre a cidade. Segundo o órgão, ela é transportada de um local para o outro por massas de ar, o que impede sua dissipação rápida e afeta a visibilidade e a qualidade do ar.
Um alerta emitido pela Sema na última segunda-feira (30) indica que Manaus ainda terá que conviver com o céu encoberto. A secretaria afirmou que, devido à falta de chuvas que estão abaixo da média para o período, a massa de calor continuará interferindo na qualidade do ar nos próximos dias. Isso ocorre porque as partículas de fumaça encontram dificuldade em se dispersar em condições climáticas desfavoráveis, explicou.
RELATED ARTICLES
Posts recentes
- Roberto Cidade faz alerta para pesquisa que mostra que Manaus é a capital que mais perdeu vegetação em 20 anos
- Jurista Ives Gandra e Dr. Rafael Camara Medeiros Parente publicam artigo: “Não existe direto adquirido ao Aborto ‘Legal’; veja
- Após indireta de Zuckerberg, Moraes diz que redes sociais só continuarão a operar no Brasil se seguirem legislação
- STF garante liberdade de imprensa e diz não à censura contra o Portal CM7 Brasil
- Ministro do STF, Edson Fachin, defende a liberdade de imprensa e suspende censura contra o Portal e TV CM7 Brasil