fbpx
22/02/2025
  • 21:49 Exclusivo: assessor de magistrado grava vídeo e revela temor de assassinato; confira
  • 21:49 Juízes do Amazonas são removidos por aprovarem pagamento que resultou em prejuízo de R$ 150 milhões à Eletrobrás
  • 22:19 Bolsonaro comenta a jornalistas e afirma ter “zero preocupação” com acusação de Golpe da PGR; assista ao vídeo
  • 22:19 Termina nesta quarta-feira (19/2) prazo para o partido Novo recorrer contra eleição de Roberto Cidade na Aleam
  • 22:18 Frentista assassinado em posto na Ponta Negra era parente de traficante acusado de decapitações
Dentre os prejuízos contabilizados pela concessionária está a perda de, pelo menos, 230 postes destruídos pelo fogo. — Foto: Divulgação/Amazonas Energia

Queimadas no Amazonas já destruíram mais de 230 postes em 23 municípios do estado, resultando em um custo de R$ 1 milhão para a reposição, conforme informado pela Amazonas Energia.

A situação no interior do Amazonas se agravou consideravelmente a partir do mês de agosto, com o aumento da seca e das altas temperaturas. Além dos postes, outros equipamentos também foram danificados pelos incêndios.

Segundo Radyr Gomes, diretor Institucional e Técnico do Interior, as queimadas causam danos irreversíveis à natureza e sérios prejuízos à rede de distribuição. Somente nos últimos meses, mais de 306 equipamentos tiveram que ser substituídos devido ao fogo.

Além disso, mais de 25 quilômetros de linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica tiveram que ser trocados. No entanto, mesmo após o controle das chamas, as equipes de reparo nem sempre conseguem agir rapidamente devido à dificuldade de acesso às áreas afetadas, o que acaba impossibilitando a restabelecer a energia com segurança.

Gomes ressalta que a estiagem também afeta o setor elétrico como um todo, já que a vazão dos rios nas principais hidrelétricas da Amazônia está abaixo da média histórica. Isso deixa o setor em estado de atenção, preocupado com a capacidade de suprir a demanda por energia na região.

Em resumo, as queimadas no Amazonas têm impactado negativamente a infraestrutura elétrica do estado, causando prejuízos significativos e afetando a reposição de energia de forma ágil. A situação é agravada pela estiagem, que prejudica o setor elétrico como um todo. Medidas de combate e prevenção aos incêndios se fazem necessárias para minimizar os danos causados.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/10/25/queimadas-no-am-destroem-mais-de-200-postes-e-causam-prejuizo-de-r-1-milhao-diz-concessionaria.ghtml

redacao

RELATED ARTICLES