Renovação de CNH gratuita para idosos acima de 70 anos é instaurada no Amazonas
Redação 2 16/01/2024 0 COMMENTSFoto: divulgação
A partir de 18 de dezembro do corrente ano, começou a vigorar a Lei Complementar nº. 256, a qual assegura a isenção da taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para idosos acima dos 70 anos. Esta medida está sendo implementada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, declarou que a nova lei visa beneficiar aqueles cidadãos que dedicaram anos a serviço do estado. Ele explica que “a renovação é solicitada a cada três anos após os 70 anos de idade, devido à necessidade de avaliar as aptidões físicas e psicológicas do condutor. Para aqueles idosos que ainda trabalham como motoristas de aplicativo, taxistas, entre outros, os gastos são ainda maiores. Esta lei vem promover a cidadania aos que tanto contribuíram para o Amazonas”.
Para reivindicar a renovação gratuita da CNH, o interessado deve agendar um atendimento através do site do Detran Amazonas (detran.am.gov.br). Além disso, por serem parte do grupo prioritário, os idosos podem se dirigir diretamente à Gerência de Habilitação do Detran-AM, localizada na Avenida Mário Ypiranga, 2.884, Parque Dez. O horário de atendimento na unidade é das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira.
O Detran-AM informou também que a isenção da taxa de renovação da CNH não abrange os custos dos exames de aptidão física e mental, toxicológico e avaliação psicológica. Estes serviços são prestados por clínicas e laboratórios credenciados à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
As informações contidas neste artigo foram fornecidas pela assessoria do Detran-AM.
RELATED ARTICLES
Posts recentes
- Roberto Cidade faz alerta para pesquisa que mostra que Manaus é a capital que mais perdeu vegetação em 20 anos
- Jurista Ives Gandra e Dr. Rafael Camara Medeiros Parente publicam artigo: “Não existe direto adquirido ao Aborto ‘Legal’; veja
- Após indireta de Zuckerberg, Moraes diz que redes sociais só continuarão a operar no Brasil se seguirem legislação
- STF garante liberdade de imprensa e diz não à censura contra o Portal CM7 Brasil
- Ministro do STF, Edson Fachin, defende a liberdade de imprensa e suspende censura contra o Portal e TV CM7 Brasil