fbpx
18/01/2025
  • 14:31 Polícia pede ajuda para prender homem que tentou matar a ex na frente de crianças em Presidente Figueiredo; veja vídeo
  • 14:04 Reviravolta: família descobre que mulher dada como desaparecida em Mana
  • 13:37 Resultados do Enem 2024 já estão disponíveis na Página do Participante
  • 13:09 Jovem motoqueiro morre durante grave acidente na Bola do Coroado; veja vídeos
  • 20:30 Protagonismo feminino: presidente do TCE-AM, Yara Lins, participa da posse das desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha ao comando do TRE-AM
Porto de Manaus e Manaus Moderna em 16 de outubro de 2023, data em que o Rio Negro atingiu a maior seca em 121 anos. — Foto: William Duarte/Rede Amazônica

A instabilidade no nível das águas do Rio Negro em Manaus finalmente parece estar chegando ao fim. Após nove dias com o rio em um processo de queda, o cenário começou a mudar no último sábado, quando o Porto da capital registrou uma nova subida.

Após enfrentar a pior seca dos últimos 120 anos, com mais de 130 dias de vazante, os moradores da região viram as águas do rio subirem cerca de 44 centímetros no período de uma semana.

No entanto, o chamado “repiquete” trouxe oscilações, fazendo com que o Rio Negro voltasse a descer nos nove dias seguintes, diminuindo 26 centímetros.

A situação parecia estabilizada na última sexta-feira, quando o rio ficou imóvel, sem registrar nenhuma alteração no seu nível. Contudo, no sábado, o Porto voltou a captar uma elevação, marcando o início de uma nova fase para o rio.

Nos últimos quatro dias, as águas do Rio Negro subiram novamente, totalizando 24 centímetros. Os registros diários mostram uma elevação gradual: 2 centímetros no dia 18 de novembro, 5 centímetros no dia 19, 8 centímetros no dia 20 e 9 centímetros no dia 21.

Essa nova subida traz esperança para a região, que sofreu com os impactos da seca, como a isolamento de comunidades rurais e o fechamento de escolas. A paisagem da cidade também foi modificada, mas agora, com a retomada do fluxo das águas do Rio Negro, a expectativa é de que a normalidade seja restabelecida aos poucos.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/21/em-manaus-rio-negro-sobe-24-centimetros-em-quatro-dias.ghtml

redacao

RELATED ARTICLES