fbpx
22/02/2025
  • 21:49 Exclusivo: assessor de magistrado grava vídeo e revela temor de assassinato; confira
  • 21:49 Juízes do Amazonas são removidos por aprovarem pagamento que resultou em prejuízo de R$ 150 milhões à Eletrobrás
  • 22:19 Bolsonaro comenta a jornalistas e afirma ter “zero preocupação” com acusação de Golpe da PGR; assista ao vídeo
  • 22:19 Termina nesta quarta-feira (19/2) prazo para o partido Novo recorrer contra eleição de Roberto Cidade na Aleam
  • 22:18 Frentista assassinado em posto na Ponta Negra era parente de traficante acusado de decapitações
Porto de Manaus e Manaus Moderna em 16 de outubro de 2023, data em que o Rio Negro atingiu a maior seca em 121 anos. — Foto: William Duarte/Rede Amazônica

A instabilidade no nível das águas do Rio Negro em Manaus finalmente parece estar chegando ao fim. Após nove dias com o rio em um processo de queda, o cenário começou a mudar no último sábado, quando o Porto da capital registrou uma nova subida.

Após enfrentar a pior seca dos últimos 120 anos, com mais de 130 dias de vazante, os moradores da região viram as águas do rio subirem cerca de 44 centímetros no período de uma semana.

No entanto, o chamado “repiquete” trouxe oscilações, fazendo com que o Rio Negro voltasse a descer nos nove dias seguintes, diminuindo 26 centímetros.

A situação parecia estabilizada na última sexta-feira, quando o rio ficou imóvel, sem registrar nenhuma alteração no seu nível. Contudo, no sábado, o Porto voltou a captar uma elevação, marcando o início de uma nova fase para o rio.

Nos últimos quatro dias, as águas do Rio Negro subiram novamente, totalizando 24 centímetros. Os registros diários mostram uma elevação gradual: 2 centímetros no dia 18 de novembro, 5 centímetros no dia 19, 8 centímetros no dia 20 e 9 centímetros no dia 21.

Essa nova subida traz esperança para a região, que sofreu com os impactos da seca, como a isolamento de comunidades rurais e o fechamento de escolas. A paisagem da cidade também foi modificada, mas agora, com a retomada do fluxo das águas do Rio Negro, a expectativa é de que a normalidade seja restabelecida aos poucos.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/21/em-manaus-rio-negro-sobe-24-centimetros-em-quatro-dias.ghtml

redacao

RELATED ARTICLES