fbpx
10/01/2025
  • 16:49 Roberto Cidade faz alerta para pesquisa que mostra que Manaus é a capital que mais perdeu vegetação em 20 anos
  • 16:38 Jurista Ives Gandra e Dr. Rafael Camara Medeiros Parente publicam artigo: “Não existe direto adquirido ao Aborto ‘Legal’; veja
  • 16:30 Após indireta de Zuckerberg, Moraes diz que redes sociais só continuarão a operar no Brasil se seguirem legislação
  • 16:22 STF garante liberdade de imprensa e diz não à censura contra o Portal CM7 Brasil
  • 16:13 Ministro do STF, Edson Fachin, defende a liberdade de imprensa e suspende censura contra o Portal e TV CM7 Brasil
Foto: divulgação

Durante o último fim de semana, nos dias 23 e 24 de março, o Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou um acompanhamento detalhado da coleta de tambaqui e matrinxã realizada em Itacoatiara, distante 176 quilômetros de Manaus. Esta ação envolveu tanto tanques-redes quanto tanques escavados. Os peixes coletados têm como destino não apenas instituições de assistência social, onde serão doados, mas também o comércio direto ao público a valores reduzidos durante a Semana Santa, entre os dias 27 e 29 de março, numa iniciativa coordenada pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

A visita técnica teve lugar na propriedade de Kazuo Oká, empresário que se dedica à piscicultura, localizada no quilômetro 214 da rodovia AM-010. Na ocasião, procedeu-se à despesca de 60 toneladas de peixe, com 20 toneladas destinadas a instituições assistenciais registradas junto à ADS e aproximadamente 40 toneladas destinadas à venda no Feirão da Semana Santa, sob supervisão da ADS, uma entidade ligada à Sepror.

Segundo o secretário executivo-adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, cerca de R$ 1,5 milhão foram investidos na ADS para adquirir peixes de produtores locais destinados ao Programa Peixe no Prato Solidário. Uma parcela dessas toneladas será doada pelo Governo do Estado a indivíduos em vulnerabilidade social através do Peixe no Prato Solidário, enquanto outra parte será comercializada a preços mais acessíveis no Feirão do Pescado. “Isso reflete o compromisso do governador Wilson Lima com o bem-estar da população de Manaus”, salientou Cohen.

A ADS informa que mais de 110 toneladas de peixe estarão à venda em Manaus de 27 a 29 de março, esperando-se gerar R$ 2,4 milhões para a economia local e beneficiar diretamente 130 famílias de feirantes.

“O Governo do Amazonas está empenhado diariamente no fomento à produção estadual, e a pesca recebe atenção especial. Adotamos medidas como a distribuição de alevinos para piscicultores com alto potencial produtivo e facilitamos acesso ao crédito rural para compra de equipamentos. Tais iniciativas têm por objetivo incentivá-los a melhorar a qualidade do pescado oferecido”, destacou Daniel Borges, à frente da Sepror.

Os pontos de venda em Manaus incluem a Arena Amadeu Teixeira na zona centro-sul, o Centro de Convivência Padre Pedro Vignola na zona norte, e o Centro Cultural dos Povos da Amazônia na zona sul. Até a quinta-feira (27 e 28/03), o público poderá adquirir o pescado das 7h às 19h; já na sexta-feira, feriado da Semana Santa, a venda será das 7h às 12h.

Luiz Bonfá, outro piscicultor que fornece pescado durante a Semana Santa, do município de Rio Preto da Eva, a 57 KM de Manaus, expressou a importância do apoio governamental na compra direta dos piscicultores. “Este apoio é crucial, pois incentiva a produção e o fornecimento para as feiras. Durante este período, o Governo se destaca como um grande comprador, o que nos motiva a aumentar a produção de um alimento saudável e de qualidade”, concluiu Bonfá.

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/de-volta-sorocaba-reinaugura-unidade-do-sabe-tudo-conect-apos-anos-de-inatividade/

redacao

RELATED ARTICLES