fbpx
13/01/2025
  • 20:30 Protagonismo feminino: presidente do TCE-AM, Yara Lins, participa da posse das desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha ao comando do TRE-AM
  • 15:42 MPAM investiga ex-prefeito de Rio Preto da Eva por supostas irregularidades em transporte escolar
  • 13:03 Cadeias cheias, ruas perigosas: Justiça libera mais de mil detentos por superlotação
  • 12:52 Igreja de São Sebastião é interditada para obras em Manaus
  • 16:49 Roberto Cidade faz alerta para pesquisa que mostra que Manaus é a capital que mais perdeu vegetação em 20 anos
Foto: divulgação

Realizando um levantamento em 2023 para identificar a necessidade de vagas em creches e pré-escolas nos 62 municípios do Amazonas, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) forneceu consultoria aos funcionários do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE-RN) sobre o procedimento executado e os resultados obtidos.

Adrianne da Silva Freire, diretora do Departamento de Auditoria em Educação (Deae), informou em uma videoconferência na manhã de sexta-feira (19), que o contato foi feito após o setor de controle externo do TCE-RN mostrar interesse no trabalho da Corte de Contas amazonense.
“Eles entraram em contato com o nosso departamento querendo saber mais sobre um trabalho que tinham percebido pelas nossas redes sociais, pois desejavam realizar algo semelhante em seu tribunal”, disse ela. “Nós mostramos como o trabalho foi desenvolvido, a metodologia aplicada e os resultados alcançados”, completou a diretora do Deae.

O TCE-AM realizou a pesquisa para avaliar o panorama da demanda contida em cada município, com o objetivo de traçar um diagnóstico acurado e auxiliar ações que pudessem suprir a oferta adequada de vagas. O estudo também considerou a principal meta do Plano Nacional da Educação: garantir vagas para educação infantil. No Amazonas, os dados mais recentes, de 2019, mostravam que o estado tinha uma taxa de cobertura de crianças de zero a três anos matriculadas muito baixa, de apenas 14,1%, em comparação com a média nacional de 37%.

Os questionários foram adaptados para cada município do estudo, levando em consideração características individuais. Além disso, o prazo para resposta ao TCE-AM considerou a realidade das redes de ensino municipais, cujo ano letivo varia de município para município.

Após a videoconferência, a diretora do Deae do TCE-AM destacou a relevância da troca de ideias entre os funcionários dos dois tribunais de contas e enfatizou que o departamento continua disponível para futuras orientações.
“Sabemos da complexidade que é a área da Educação, trabalhar com avaliações de desempenho, averiguar a efetividade das políticas públicas, então existem diversas áreas em que podemos atuar. Assim como nós consultamos outros Tribunais, é um enorme prazer poder também colaborar com outros colegas”.

A informação é cortesia da Assessoria. 

Fonte: https://cm7brasil.com/amazonas/tce-am-presta-apoio-consultivo-para-outros-tribunais-de-contas-apos-levantamento-em-educacao-infantil/

Redação 2

RELATED ARTICLES