fbpx
10/01/2025
  • 16:49 Roberto Cidade faz alerta para pesquisa que mostra que Manaus é a capital que mais perdeu vegetação em 20 anos
  • 16:38 Jurista Ives Gandra e Dr. Rafael Camara Medeiros Parente publicam artigo: “Não existe direto adquirido ao Aborto ‘Legal’; veja
  • 16:30 Após indireta de Zuckerberg, Moraes diz que redes sociais só continuarão a operar no Brasil se seguirem legislação
  • 16:22 STF garante liberdade de imprensa e diz não à censura contra o Portal CM7 Brasil
  • 16:13 Ministro do STF, Edson Fachin, defende a liberdade de imprensa e suspende censura contra o Portal e TV CM7 Brasil
Terceiro encontro do Meetup Acelera 2023 — Foto: Patrick Marques/g1

Terceiro encontro do “Meetup Acelera” destaca desafios da pesca e piscicultura na Amazônia

Na tarde desta quinta-feira (19), em Manaus, aconteceu o terceiro encontro do “Meetup Acelera”, que teve como objetivo discutir os desafios do pescado, manejo e a piscicultura na Amazônia. O evento contou com a presença de representantes de startups e organizações, e foi realizado pela Fundação Rede Amazônica (Fram), em parceria com o Impact Hub Manaus e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam).

Um dos principais temas abordados durante o encontro foi a seca severa que está afetando os rios do Amazonas e causando impactos negativos na vida das comunidades que dependem da pesca. Diante desse cenário, unir iniciativas que promovam o debate e apresentem soluções econômicas para a região torna-se extremamente importante.

Mariane Cavalcante, diretora institucional da fundação Rede Amazônica, destacou a importância de compartilhar as experiências de quem está vivendo na Amazônia. O Instituto Mamirauá trouxe relatos sobre a operacionalização prática da piscicultura na região, o que gerou grande satisfação entre os participantes.

A coordenadora de projetos do Idesam, Carol Barbosa, também esteve presente no evento e ressaltou a relevância da piscicultura para a região e a necessidade de fortalecê-la cada vez mais. Segundo ela, será discutido como a piscicultura pode ser um benefício nesse momento crítico de seca no estado do Amazonas.

Neste ano, o “Meetup Acelera” tem como foco a bioeconomia e serão realizados cinco encontros até dezembro. O evento busca promover o manejo de pesca e piscicultura, além de ser um ponto de encontro para diferentes atores, como empresas privadas, órgãos públicos e startups que estão desenvolvendo projetos relacionados à bioeconomia na região.

Marcos Rocha, gestor de comunidades do Impact Hub, destacou a importância do evento ao afirmar que ele permite a troca de experiências e o fortalecimento da região no que diz respeito à bioeconomia.

O próximo encontro do “Meetup Acelera” promete ser mais um espaço de discussão e busca por soluções inovadoras para os desafios relacionados à pesca e piscicultura na Amazônia.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/10/19/terceiro-encontro-do-meetup-acelera-debate-desafios-da-piscicultura-na-amazonia.ghtml

redacao

RELATED ARTICLES