TJAM: Ser do “namoro” a relação sexual consentida com menor de 14 anos, não exclui crime de estupro
Redação 2 22/01/2022 0 COMMENTS
Ter a menor de 14 anos consentido com a prática do ato sexual ou experiência sexual anterior ou, ainda, a existência de relacionamento amoroso com o agente não relativiza a punição para o crime de estupro de vulnerável descrito no Artigo 217-A do Código Penal Brasileiro. Basta para a configuração do crime “ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos”, para que se materialize a conduta criminosa, firmou Vânia Maria Marques Marinho nos autos de apelação nº 0661671-57.2018.8.04.0001, julgada improcedente contra o acusado F.I.M. F, mantendo-se sentença condenatória por estupro de vulnerável da 2ª Vara Especializada em Crimes Contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes.
O Recorrente pretendeu o reconhecimento da atipicidade material da conduta, invocando o princípio da insignificância penal ou da irrelevância penal do fato, argumentando consentimento da vítima para a prática do ato, bem como de sua experiência sexual anterior.
“O crime de estupro de vulnerável se configura com a conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos, sendo irrelevante eventual consentimento da vítima para a prática do ato ou existência de relacionamento amoroso com o agente”, firmou o julgado com a manutenção da condenação.
“A ideia de vulnerabilidade da vítima, que passou a compor o nome do delito do art. 217-A do Código Penal, tem o escopo de afastar relativizações da violência sexual contra vítimas nessas condições, entre elas as de idade inferior a 14 anos de idade”, não integrando, no entanto, como elementar do tipo penal, a vulnerabilidade.
Leia o acórdão
RELATED ARTICLES
Posts recentes
- Caixa realiza pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 4
- Motorista perde controle de veículo e capota cinco vezes na Avenida Brasil; confira
- Conflito na Compensa: jovem é forçado a ajoelhar e é executado em viela fatal
- Confronto por ponto de tráfico resulta em homicídio a facadas na Praça 14; confira
- Tráfego na Avenida Mário Ypiranga Monteiro será liberado nesta segunda-feira à tarde (18)