fbpx
22/02/2025
  • 21:49 Exclusivo: assessor de magistrado grava vídeo e revela temor de assassinato; confira
  • 21:49 Juízes do Amazonas são removidos por aprovarem pagamento que resultou em prejuízo de R$ 150 milhões à Eletrobrás
  • 22:19 Bolsonaro comenta a jornalistas e afirma ter “zero preocupação” com acusação de Golpe da PGR; assista ao vídeo
  • 22:19 Termina nesta quarta-feira (19/2) prazo para o partido Novo recorrer contra eleição de Roberto Cidade na Aleam
  • 22:18 Frentista assassinado em posto na Ponta Negra era parente de traficante acusado de decapitações
Foto: divulgação

Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas emite alerta sobre “virose da mosca” e dá dicas de prevenção

Nesta sexta-feira (5), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) emitiu um alerta importante sobre a “virose da mosca”, uma doença que tem causado preocupação nas redes sociais. A enfermidade, cientificamente conhecida como Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), é causada pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados por agentes de diversos grupos, como vírus e bactérias.

De acordo com a FVS-AM, a doença pode apresentar sintomas como febre, dor abdominal, vômitos, diarreia, em alguns casos com presença de sangue ou muco nas fezes e desidratação. A transmissão pode ocorrer quando o paciente tem contato com alimentos contaminados.

A Fundação ressalta que as moscas podem estar envolvidas na transmissão da doença, porém, enfatiza que a transmissão de agentes patogênicos só ocorrerá se os alimentos contaminados forem consumidos sem o devido cuidado, ou se as mãos e utensílios contaminados não forem higienizados adequadamente.

Com o objetivo de prevenir a doença, a FVS-AM destaca a importância da higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70%, frequentemente. Além disso, é essencial o manejo adequado dos alimentos e a ingestão de água tratada. Para proteger os alimentos de moscas, baratas e outros vetores, é fundamental manter os ambientes limpos e livres de resíduos.

Caso algum sintoma seja apresentado, é fundamental procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima da residência para um diagnóstico adequado. A prevenção e cuidado com a higiene são fundamentais para evitar a propagação da “virose da mosca” e garantir a saúde de todos.

Fonte: https://cm7brasil.com/amazonas/virose-da-mosca-fvs-faz-alerta-e-da-dicas-de-como-se-prevenir-contra-a-doenca-no-amazonas/

Redação 2

RELATED ARTICLES