fbpx
20/08/2024
  • 10:50 “Sentou a var4”: fazendeiro expulsa invasores de terra e ladrões de gado; confira vídeo
  • 10:49 Presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, condecora com medalhas do Colar do Mérito de Contas
  • 10:47 ‘Grande Aulão de K-pop’ atrai entusiastas da cultura sul-coreana na Zona Leste de Manaus
  • 10:44 Greve do Sindflu falha e operações de trabalhadores fluviais do Amazonas seguem normais
  • 10:27 Juiz Taketomi é inocentado de duas representações que respondia no CNJ e na Corregedoria do Tjam e afirma que irá provar sua inocência em nova ação

**Amazonas intensifica combate às queimadas com novas medidas anunciadas pelo governador Wilson Lima**

O governador Wilson Lima revelou nesta quarta-feira (14/08) um conjunto de ações para enfrentar as queimadas no Sul do Amazonas. Entre as iniciativas, destaca-se o aumento das diárias para as equipes de campo, o envio de mais 200 integrantes do Corpo de Bombeiros e a contratação imediata de 85 brigadistas pelo Governo do Estado.

“Já foi aprovado um recurso na ordem de R$ 21 milhões, do Ministério da Justiça. Com o incremento de mais 200 alunos soldados e mais 85 brigadistas de imediato, vamos chegar a pelo menos 650 homens [em campo]”, confirmou Wilson Lima.

O governador enfatizou que a meta é dispor de cerca de mil profissionais durante o período mais crítico da seca, especialmente nos municípios com maior incidência de queimadas.

Os 200 alunos soldados que começarão a integrar as equipes em até 15 dias fazem parte dos aprovados no último concurso público para as Forças de Segurança, realizado em 2022. Este grupo está na fase final do curso de formação e se somará aos 410 agentes que já atuam na região Sul do Amazonas pela Operação Aceiro, que engloba homens do Corpo de Bombeiros, brigadistas municipais e Força Nacional.

Os 85 brigadistas contratados, que iniciarão suas atividades na próxima semana, atuarão prioritariamente nos municípios de Apuí, Lábrea, Humaitá, Novo Aripuanã e Boca do Acre. Em setembro, 68 novos brigadistas serão incorporados ao contingente, estendendo o atendimento a Canutama, Maués, Manicoré e Tapauá, totalizando 153 profissionais de apoio aos bombeiros.

A contratação desses primeiros 85 brigadistas será acelerada com recursos do tesouro estadual, somando R$ 1 milhão, provenientes de um contrato entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam).

O grupo, que recebeu treinamento do Corpo de Bombeiros em junho, é composto por residentes locais e integra um projeto apresentado pelo Governo do Amazonas ao Banco de Desenvolvimento KfW no final de 2023, o qual financiará a iniciativa.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/politica/wilson-lima-anuncia-acoes-para-o-combate-as-queimadas-no-amazonas/

Redação 2

RELATED ARTICLES