Yanomami de 12 anos morre após ser estuprada por garimpeiros; bebê indígena desaparece — Veja Vídeo
Redação 2 26/04/2022 0 COMMENTS
Júnior Hekurari Yanomami, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), denunciou através das redes sociais, na noite desta segunda-feira (25), que uma menina indígena de 12 anos morreu após ser estuprada por garimpeiros na Terra Indígena da comunidade de Aracaçá, região de Waikás, em Roraima.
O líder yanomami informou, ainda, que uma mulher indígena de 28 se filho de 3 anos foram sequestrados por garimpeiros e jogados em um rio. A mãe sobreviveu e a criança está desaparecida.
“Estou muito triste com o que está acontecendo com o meu povo”, lamentou Júnior Yanomami, que ainda cobrou ações de autoridades contra o garimpo ilegal na região, citando a Polícia Federal e o Exército.
Em nota, o Ministério Público Federal (MPF) informou que “busca junto às instituições competentes a apuração do caso e acredita que situações como essa são consequência cada vez mais frequente do garimpo ilegal em terras indígenas em Roraima”.
“Como forma de evitar novas tragédias como as que vem ocorrendo, o MPF já acionou a Justiça e se reúne rotineiramente com instituições envolvidas na proteção do território indígena para que se concretizem medidas de combate sistêmico ao garimpo”, diz ainda a procuradoria.
Assista ao vídeo da denúncia de Júnior Yanomami
RELATED ARTICLES
Posts recentes
- Caixa realiza pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 4
- Motorista perde controle de veículo e capota cinco vezes na Avenida Brasil; confira
- Conflito na Compensa: jovem é forçado a ajoelhar e é executado em viela fatal
- Confronto por ponto de tráfico resulta em homicídio a facadas na Praça 14; confira
- Tráfego na Avenida Mário Ypiranga Monteiro será liberado nesta segunda-feira à tarde (18)